Artes/cultura
12/08/2024 às 08:00•2 min de leituraAtualizado em 12/08/2024 às 08:00
Se hoje você possui aplicativos como WhatsApp e Instagram para se comunicar rapidamente com seus amigos ou flertar com um interesse amoroso, nem sempre o mundo foi assim. Para a nossa sorte, métodos eficientes de comunicação foram inventados para facilitar nossa vida, mas houve uma época em que escrever regados e lançá-los ao mar em uma garrafa era algo normal.
Mas qual é a mensagem engarrafada mais antiga a ser encontrada? Em 2018, Tonya Illman se deparou com o que mais tarde descobriu ser uma mensagem de 132 anos em uma garrafa encontrada em uma praia ao norte de Wedge Island, na Austrália.
Em declaração feita à imprensa na época, Illman disse que coletou a garrafa na praia por ter gostado do seu estilo, e que planejava colocá-la na estante da sua casa. "A namorada do meu filho foi quem descobriu o bilhete quando ela foi despejar a areia. O bilhete estava úmido, enrolado firmemente e enrolado com barbante. Nós o levamos para casa e o secamos, e quando o abrimos, vimos que era um formulário impresso, em alemão, com uma caligrafia alemã muito fraca nele", ressaltou.
Após algumas investigações online feitas por ela e seu marido, eles suspeitaram que a descoberta poderia ter sido parte de um experimento de 69 anos com garrafas à deriva conduzido pelo Observatório Naval Alemão — que tinha como objetivo estudar correntes oceânicas.
As notas colocadas nessas garrafas continham detalhes sobre a data em que foram jogadas ao mar, as coordenadas do local onde isso ocorreu, o nome e a rota do navio e um pedido para que quem encontrasse a garrafa a devolvesse ao Observatório Naval Alemão ou a um consulado do país.
A nota encontrada por Illman sugeria que a garrafa estava em um navio que passava por Cardiff, no País de Gales, e viajava para Makassar, na Indonésia, em 1886. Após ser inspecionada por especialistas no Museu da Austrália Ocidental e em ramificações do Observatório Naval Alemão, a descoberta foi confirmada como a mensagem mais antiga já encontrada em uma garrafa.
“Incrivelmente, uma busca arquivística na Alemanha encontrou o Diário Meteorológico original do navio e havia uma entrada para 12 de junho de 1886 feita pelo capitão, registrando uma garrafa de deriva tendo sido jogada ao mar”, disse o curador assistente de arqueologia marítima do Museu WA, Dr. Ross Anderson, em comunicado oficial.
Contudo, há quem afirme que existem outras mensagens mais antigas do que o bilhete de 132 anos. Em 2022, um encanador que trabalhava sob o assoalho de uma casa na Escócia descobriu o que acredita ser uma mensagem de 135 anos presa em uma garrafa. Contudo, a confirmação da idade da nota ainda não foi feita e, pelo menos por enquanto, o experimento da marinha alemã segue sendo o campeão.