Uma porta, um farol e uma pessoa: este é o menor carro do mundo
55
Compartilhamentos

Uma porta, um farol e uma pessoa: este é o menor carro do mundo

Último Vídeo

Se você achava que essa onda de carros menores, mais voltados para os ambientes urbanos, é uma coisa atual, você precisa conhecer o Peel P50: ele foi o detentor do recorde de menor carro do mundo por mais de 50 anos desde a sua criação, em 1962. Menor até mesmo que o Mini Cooper original e o BMW/Romi Isetta.

A história do pequeno veículo começou na Ilha de Man, onde o P50 foi idealizado por Cyril Cannell, dono da Peel Engineering Company. O carro foi desenhado para ter apenas uma porta, um farol e três rodas – duas na frente e uma atrás –, além de ser equipado com um motor de 40 cilindradas, os mesmos encontrados em scooters e motonetas.

Ele era vendido por £198, aproximadamente R$ 990, e fazia aproximadamente 35 quilômetros por litro de gasolina, o que lhe rendeu o rótulo de ser "mais barato que andar a pé". Cannell criou o P50 para ser um carro ultracompacto, especialmente voltado para o transporte diário entre casa e trabalho de uma pessoa adulta – sendo que era só o que cabia dentro do veículo: um adulto e uma pasta de documentos.

No entanto, o sucesso não foi o esperado, já que apenas 50 unidades do P50 foram produzidas – hoje em dia, apenas 27 ainda existem, fazendo com que ele seja um dos carros mais raros do mundo.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.