Descobriram papiros que revelam como a Grande Pirâmide foi construída

26/09/2017 às 10:432 min de leitura

Você há de concordar que a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, está entre as obras da Antiguidade mais famosas e fascinantes do mundo. Aliás, se você se interessa pelo assunto, então deve saber que durante décadas, historiadores, egiptólogos, engenheiros, arquitetos e um sem fim de especialistas quebraram a cabeça e debateram sobre como essa incrível estrutura foi construída.

Apesar de existirem várias teorias sobre as técnicas usadas pelos antigos construtores egípcios, o mistério a respeito de como, exatamente, os imensos blocos de granito e calcário — alguns com 80 toneladas e obtidos em pedreiras a mais de 800 km de distância da pirâmide — foram colocados no lugar há mais de 4,5 mil anos permanece vivo. Mas... se trata de um mistério que, graças à descoberta de papiros reveladores, está começando a ser desvendado!

Descoberta reveladora

De acordo com Narjas Zatat, do Independent, um time de arqueólogos descobriu papiros no antigo porto de Wadi al-Jarf, situado nas margens do Mar Vermelho, que incluem uma série de anotações feitas por um homem chamado Merer. Pois, ao que tudo indica, esse cara foi um dos oficiais envolvidos no projeto arquitetônico da monumental estrutura e ele revela vários detalhes sobre a logística da construção.

Um grupo perto de pirâmide(Wikimedia Commons/Domínio Público)

Os arqueólogos acreditam que as notas são autênticas — e elas trazem descrições de como os blocos de pedra eram transportados até o local da construção. Segundo as anotações, o time de Merer abriu um intrincado sistema de canais que permitiu que as águas do Nilo, que atualmente ficam a vários quilômetros de distância de onde a Grande Pirâmide se encontra, fossem desviadas e chegassem aos pés da estrutura.

Ainda de acordo com as anotações, os imensos pedregulhos viajavam através dessa rede de canais em embarcações de madeira até o local da construção, onde eram puxados por meio de cordas por milhares de trabalhadores até que eles fossem colocados no lugar.

Além dos papiros, que estão entre os mais antigos já encontrados, os arqueólogos também descobriram vestígios de um antigo sistema de canais sob o Planalto de Gizé — e eles acreditam que se trata da rede descrita nas anotações de Merer — e uma embarcação cerimonial na base da pirâmide. As descobertas foram transformadas em documentário produzido por um canal de TV britânico, o Channel 4, e está disponível (em inglês) através deste link.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: