Qual é a maior estrela do Universo?

02/08/2018 às 09:002 min de leitura

Se alguém pedir para que você pense em uma grande estrela, há grandes chances de a escolhida ser o Sol. Não é à toa: ainda criança, aprendemos que ele tem um tamanho considerável e passamos a vida admirando-o daqui da Terra, de onde ele parece ser uma das maiores.

Acontece que, apesar dos seus 1,4 milhão de quilômetros de diâmetro, perto de outras estrelas existentes no Universo, o Sol é bem mediano. Há, obviamente, muitas menores do que ele; porém, outras tantas são tão maiores que são medidas “em sóis”; ou melhor, raios solares (para se ter uma ideia, 1 raio solar é igual a 110 raios terrestres).

O Universo é grande demais, e há muito a se descobrir sobre ele ainda. Entretanto, a maior estrela conhecida até o momento é chamada de UY Scuti.

UY Scuti

Catalogada em 1860 por astrônomos do Observatório de Bonn sob nome de BD - 12 5055 e medida apropriadamente em 2012, a UY Scuti fica na constelação de Scutum, aproximadamente no centro da Via Láctea, cerca de 9.500 anos-luz da Terra.

Estima-se que tenha um raio que equivale a aproximadamente 1.708 raios solares, o que significa que, se fosse posicionada no centro do Sistema Solar, ocuparia todo o espaço que vai do Sol à região que ultrapassa a órbita de Júpiter.

Considerando ainda a nebulosa de gás ao redor da estrela, o espaço ocupado por ela alcançaria a região de órbita de Plutão, que está 400 vezes mais distante do Sol do que a Terra.

A medida não é exata porque existe uma dificuldade para medir estrelas. De acordo com a astrônoma Jillian Scudder, que explicou a situação para o site Space.com, elas não têm extremidades bem definidas, o que torna complicado determinar onde começam e terminam, de fato.

Assim, a margem de erro para a medida da UY Scuti é de 192 raios solares, o que significa que ela pode medir de 1.516 a 1.900 raios solares. Assim, apesar de deter oficialmente o título de maior estrela  que antes era da VY Canis Majoris (1.300 a 1.540 raios solares), ela pode ser menor do que estrelas como a WOH G64 (1.504 a 1.730 raios solares) e a RW Cephei (1.535 raios solares).

Além disso, há estrelas cujo tamanho precisa ser confirmado, como a Westerlund 1-26 e a KY Cygni, e que podem destronar a UY Scuti, por terem medidas que variam até 2 mil raios solares.

É preciso considerar, ainda, que existem outras formas de se medir estrelas, como pelo brilho ou pela massa, e que, nesses quesitos, a UY Scuti não ocupa o primeiro lugar.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: