
Ciência
29/10/2018 às 10:00•2 min de leitura
Todo mundo sabe que o segredo para uma vida saudável está no equilíbrio entre hábitos saudáveis de vida, prática de atividades físicas e, claro, uma alimentação rica em nutrientes e baixa em açúcares, gorduras e afins.
Um estudo recente, no entanto, trouxe à tona uma informação que vai fazer seu cérebro bugar um pouco: nós não temos acesso a frutas e vegetais o suficiente para que todos tenham uma alimentação saudável!
Publicada no jornal PLOS One, a pesquisa trouxe informações importantes sobre a produção agrícola do planeta e as previsões para o ano de 2050, tendo como base as recomendações nutricionais de uma dieta saudável e equilibrada.
De acordo com um dos autores do estudo, professor Evan Fraser, da Universidade de Guelph, é simplesmente impossível que a humanidade consiga suprir a necessidade de produção desses alimentos se continuar sua produção agrícola do jeito que está hoje.
Fraser explicou que estamos produzindo alguns itens em excesso, como grãos, gorduras e açúcares, mas que a produção de frutas e vegetais já não é o suficiente para suprir as necessidades da população mundial atual.
Os pesquisadores trabalharam com um cenário no qual metade do que as pessoas deveriam comer por dia seria composto de frutas e vegetais, um quarto seria de grãos e o outro quarto de proteínas, gorduras e laticínios, que é a recomendação de uma alimentação saudável da Universidade de Harvard.
Depois, foi estudada a terra usada atualmente para o plantio e o que seria necessário ser feito para aumentar esse plantio até 2050, com a previsão de que a população mundial chegue a 9,8 bilhões de pessoas. Os resultados revelaram que só não haverá escassez de grãos, açúcar e gordura.
“Eles descobriram que nós atualmente produzimos 12 porções de grãos por pessoa em vez da recomendação de oito; cinco porções de frutas e vegetais em vez de 15; três porções de óleo e gordura em vez de uma; três porções de proteína em vez de cinco; e quatro porções de açúcar em vez de nenhuma”, revelaram os pesquisadores no documento publicado.
Ao que tudo indica, a tendência do consumo de carboidratos nos países desenvolvidos pode ter relação com esses dados, até mesmo porque a ingestão desses itens é alta e eles são fáceis de produzir. São países que investem menos dinheiro na produção de frutas e vegetais, portanto.
Além do mais, itens como gordura, açúcar e sal são conhecidos por deixarem os alimentos mais saborosos, e é por isso que esse tipo de comida processada e industrializada vem sendo produzida em larga escala.
O ideal aqui é que haja uma redução no consumo de carne e maior ingestão de outros itens proteicos, de preferência vegetais, que precisam ser mais cultivados. Se nada disso mudar até 2050, é possível que a humanidade se depare com uma situação na qual precisará de 12 milhões de hectares de terra para plantio e de 1 bilhão de hectares de terra para suprir a demanda de carne. Acredite: isso é muita coisa.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!