Cientistas criam componentes ativos da maconha em laboratório

07/03/2019 às 11:001 min de leitura

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu produzir tetrahydrocannabinol (THC) e canabidiol (CBD) – os principais componentes ativos da maconha – em laboratório. O feito, que foi divulgado recentemente pela revista Nature, só foi possível graças a esforços de engenharia genética.

Os pesquisadores fizeram modificações em leveduras para que elas passassem a ter alguns genes que normalmente são encontrados na planta. Elas foram divididas em dois grupos: um que produzia THC e outro que criava CBD. Para isso, bastava aquecê-las.

Benefícios para ciência, saúde e meio-ambiente

(Reprodução/Unsplash)

Estudos científicos mostram que a maconha tem um grande potencial medicinal, desde a amenização de crises de ansiedade até a redução de ataques epiléticos. Embora os efeitos dela no corpo ainda não sejam totalmente conhecidos, vários países liberam medicamentos que têm THC e CBD entre os seus componentes.

Um dos obstáculos para a total compreensão dos efeitos da maconha sobre o corpo era o fato de que a quantidade de químicos dentro da planta é muito pequena e, por isso, difícil de extrair. Com a ajuda das leveduras, as pesquisas científicas e os usos medicinais devem aumentar.

O cultivo de maconha tende a ser prejudicial ao meio-ambiente. As plantações ao ar livre poluem os lençóis freáticos com pesticidas e fertilizantes. Já o cultivo em locais fechados gasta muita energia com iluminação e ventilação. Mais uma vez, a levedura se apresenta como uma opção mais eficiente.

Um fato curioso que os cientistas perceberam é que as leveduras geneticamente modificas são capazes de produzir os seus próprios canabinóides. Isso significa que, nos próximos anos, novas terapias podem ser desenvolvidas para tratar outros tipos de problemas.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: