Galáxia com forma de água-viva chama a atenção da NASA

Galáxia com forma de água-viva chama a atenção da NASA

Último Vídeo

Existem 3 tipos diferentes de galáxias: as elípticas, como a M70, na constelação de Virgem; as espirais, como a nossa Via Láctea; e as irregulares, como a Grande e a Pequena Nuvem de Magalhães, duas das mais próximas à nossa, mas nenhuma delas tem um formato tão curioso quanto a recém-descoberta ESO 137-001.

A esquisitona ESO 137-001, apesar de ser uma galáxia espiral, possui estruturas que parecem tentáculos pendurados em seu disco central e cheios de estrelas jovens. Ela deverá ser estudada mais a fundo a partir de 2021, quando o telescópio espacial James Webb for colocado em funcionamento.

A ESO 137-001 possui "tentáculos" de estrelas que se prendem ao núcleo da galáxia (Imagem: NASA)

A cauda formada por essa galáxima se estende por 260 mil anos-luz, cerca de 3 vezes a largura da ESO 137-001, que tem um tamanho semelhante à Via Láctea. A visualização dessas caudas galácticas é bem complicada e detectar que a desta galáxia possui estrelas em formação é um feito bem incrível para a NASA.

Daqui a 2 anos, quando o telescópio espacial James Webb analisar esta galáxia, será possível determinar a formação das estrelas ao longo de toda a cauda, para tentar entender se as mais distantes dos centro sofreram algum tipo de alteração por conta disso.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.