Fóssil de pinguim do tamanho de um homem é encontrado na Nova Zelândia

Fóssil de pinguim do tamanho de um homem é encontrado na Nova Zelândia

Último Vídeo

Após encontrar um fóssil de papagaio com um metro de altura agora é a vez do pinguim "errar" suas proporções convencionais. Segundo matéria divulgada pelo portal The Guardian, um fóssil da espécie conhecida como Crossvallia Waiparensis, que acredita-se ter vivido na Terra a cerca de 66 e 56 milhões de anos, foi encontrado pelo paleontologista Leigh Love na Nova Zelândia.

Reprodução: The Guardian

O registro dos ossos da perna do pinguim começou a ser estudado pela equipe de cientistas do Museu de Canterbury no próprio país e também pelo Museu de História Natural Senckenberg, na Alemanha. Estima-se que ele tivesse cerca de 1,5 metro de altura e aproximadamente 70 quilos, quatro vezes mais pesado e 40cm mais alto do que o maior pinguim-imperador conhecido.

Mesmo com sua estrutura grandiosa e possivelmente pés mais adaptados para natação em relação às espécies atuais, ainda não é possível afirmar as razões pelas quais esse pinguim desapareceu dos oceanos. Mas segundo o historiador do Museu de Canterbury, Dr. Paul Scofield (foto), além das diversas mudanças climáticas, a chegada de outros competidores mais fortes e espertos como focas e baleias pode ter contribuído para esse processo.  

"Quando as espécies de Crossvallia estavam vivas, a Nova Zelândia e a Antártida eram muito diferentes de hoje - a Antártica estava coberta de floresta e ambas tinham climas muito mais quentes", comenta.

Essa é a quinta espécie de pinguim antiga encontrada a partir fósseis em Waipara, mas certamente não será a última descoberta fantástica desse país.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.