Macacos não mordam! Produção americana de banana está ameaçada por fungo

Macacos não mordam! Produção americana de banana está ameaçada por fungo

Último Vídeo

Um fungo que mata a banana e que vem devastando plantações na Ásia e na Austrália há décadas foi encontrado nas Américas, que é de onde saem o maior volume de exportação de bananas no mundo. 

O assunto é tão sério que a Colômbia declarou emergência nacional no início de agosto, depois que os resultados de laboratório confirmaram a presença do fungo Fusarium wilt tropical race 4 (TR4) dentro de suas fronteiras. Isso marca a primeira confirmação do TR4 nas Américas. O Instituto Agrícola da Colômbia (ICA), uma agência federal encarregada de supervisionar a saúde agrícola no país, diz que cerca de 175 hectares foram afetados até o momento.

Depois do estado de emergência, quatro fazendas na península de Guajira, também ficaram sob quarentena. O medo agora é que o fungo se espalhe além da zona de contenção e possa ameaçar a produção de bananas nas Américas nas próximas décadas. 

O fungo TR4 começou a destruir as colheitas de bananas nos anos 90, depois se espalhou pela Austrália e a África. Ele age pela raíz da bananeira, se espalhando pelo sistema vascular da planta fazendo com que os nutrientes não chegam para o desenvolvimento da bananeira. O fungo pode ser transmitido de uma planta para outra, através da água e do solo.

De acordo com as autoridades colombianas, todas as medidas para evitar a proliferação do fungo foram adotadas.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.