Carne sintética é produzida no espaço por astronautas

15/10/2019 às 03:001 min de leitura

Estamos cada dia mais próximos da possibilidade de viver no espaço! Agora, astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla americana), utilizando a técnica desenvolvida pela empresa Aleph Farms, conseguiram reproduzir carne bovina no espaço. O experimento bem sucedido aconteceu no dia 26 de setembro, a 399 km de distância do nosso planeta!

Para que o processo funcionasse, células bovinas foram cultivadas na Terra e levadas para o espaço. A partir daí, os astronautas utilizaram uma impressora 3D, somada a estas células, para formar o tecido muscular bovino.

(Fonte: NASA/Divulgação)

No ano passado, em dezembro, a Aleph já havia criado o primeiro bife em laboratório, mas apesar de agora esta novidade já ter chegado ao espaço, ainda há muito o que melhorar, como o gosto, que não é igual ao da carne “natural”.

O futuro da carne

O que dizem as estatísticas é que em 2050 a população mundial alcançará o número de 10 bilhões de pessoas e, para alimentar toda a gente, deveria que haver uma grande criação de gado, muito maior do que já imaginamos. Porém, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), essa criação de gado para alimentar tantas pessoas poderia causar um grande impacto negativo no planeta.

(Fonte: NASA/Divulgação)

Agora, com essa possibilidade da produção de carne sintética, caso o método seja bem sucedido em larga escala futuramente, poderá ser utilizado para colaborar na alimentação da superpopulação do futuro.

De acordo com estudos de 2019, feitos em Oxford, se toda a humanidade passasse a comer carne produzida em laboratório, os gases do efeito estufa diminuiriam em 80% e 99% menos terra seria ocupada com a pecuária, sobrando mais espaço para a própria população ocupar.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: