publicidade

Por que o coração não descansa como outros músculos?

21/11/2019 às 17:002 min de leitura

O coração de um adulto bate a uma frequência de 60 a 100 bpm (batimentos por minuto). Na correria do dia a dia nós não percebemos, mas o músculo responsável por bombear o sangue para os nossos órgãos trabalha incessantemente. É um verdadeiro workaholic.

Porém, é possível que muita gente nunca tenha parado para pensar no fato de que, para que o sangue não pare de circular, o coração não pode parar de funcionar. Mas se isso acontece, como ele não se cansa, não se estressa, como aguenta tantos anos de trabalho?

Para entender, é preciso ir por partes. Primeiro, é importante saber que há três tipos de músculo no corpo humano: o liso, o estriado esquelético e o estriado cardíaco.

modelo de coração humano
Modelo de um coração humano. (Fonte: Wikipédia)

Tipos de músculos

O tipo liso é um músculo que, como o próprio nome já diz não possui estrias transversais, é liso. Por ser controlado pelo sistema nervoso autônomo, esses músculos tem movimentos involuntários, não dependendo da nossa vontade para agir. Esses músculos estão presentes em órgãos como a bexiga, o útero, o estômago, etc.    

Já o tipo estriado esquelético é fácil de identificar, pois são aqueles responsáveis pelos nossos movimentos...aqueles que muita gente fica horas na academia tentando fazer "crescer". Esses músculos estão presos aos nossos ossos e aos tendões e possuem movimento voluntário, ou seja, somos nós que controlamos as suas ações. Alguns exemplos de músculos esqueléticos são os bíceps, os tríceps, quadríceps, etc.

Quanto ao músculo estriado cardíaco (que forma o miocárdio), possui movimento involuntário, ritmado e contínuo, fatores que são fundamentais para o bombeamento do sangue.  As mitocôndrias, popularmente conhecidas como “usinas de energia”, são abundantes nesse tipo de músculo, o que aumenta a necessidade de ATP (Trifosfato de Adenosina), que é uma molécula fonte de energia para as atividades das células. É justamente nesse ponto onde encontramos a resposta para o nosso problema. 

A famosa Mitocôndria

estrutura celular
É assim que uma célula sua se parece, e seu coração bate constantemente por causa do número 9! (Fonte: Wikipédia)

Como o coração tem um volume muito elevado de mitocôndrias, gerada principalmente pela respiração aeróbica, mais ATP é produzido e ele não precisa de descanso para se recuperar, como acontece com os músculos esqueléticos. 

A alta produção de mitocôndrias dá energia contínua para o músculo não parar de trabalhar e manter o funcionamento adequado, de maneira forte e ritmada. E você achando que a mitocôndria só servia para aterrorizar a sua cabeça na prova de biologia!

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: