73
Compartilhamentos

Depressão pode ser tratada com cogumelos alucinógenos

Um grupo de pesquisadores ligados ao King's College de Londres descobriu, após vários testes clínicos, que uma substância chamada psilocibina, um princípio ativo que confere poder alucinógeno a alguns tipos de cogumelos, é perfeitamente segura e até útil para o tratamento da depressão.

No experimento realizado pelos cientistas do King's College, eles fizeram cerca de 90 pessoas saudáveis experimentarem a psilocibina. Aliás, eles foram repartidos em três grupos distintos que receberam doses diferentes da droga. Uma turma recebeu 10 mg, outra recebeu 25 mg e a última turma ganhou somente um placebo.

As propriedades terapêuticas dos cogumelos alucinógenos

De acordo com os resultados apresentados, todos aqueles que tomaram o alucinógeno exibiram uma melhora no humor sem sofrer qualquer efeito colateral grave. Essa descoberta só reforça o que outros estudos já mostraram: a substância presente nos "cogumelos mágicos", a psilocibina, é um poderoso antidepressivo.

Cogumelo Psilocybe semilanceata possui psilocibina, que oferece propriedades alucinógenas. Fonte: Wikipedia Commons.

Conforme explica James Rucker, psiquiatra do King's College, os resultados são significativamente relevantes e são sólidos o bastante para dar base ao desenvolvimento da psilocibina para o tratamento de pacientes com doenças de ordem psíquica.

Contudo, ao menos por enquanto, os especialistas ainda estão verificando a segurança ao se ingerir a substância.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.