Cientistas fazem germinar sementes com 2 mil anos de idade

16/02/2020 às 12:001 min de leitura

Sementes de tamareira, uma espécie de palmeira, conseguiram se desenvolver após dois milênios devido aos estudos liderados por Sarah Sallon, doutora no Centro Médico Hadassah, em conjunto com o seu time. A equipe começou a pesquisa nesse âmbito em 2005, quando tentou germinar sementes encontradas em Masada, uma antiga fortaleza natural em Israel.

Foi a partir desse primeiro estudo, através do radiocarbono, que Sallon e os outros pesquisadores puderam confirmar que as sementes possuíam em torno de 2 mil anos. Quando a planta se desenvolveu com sucesso, ela foi nomeada como Matusalém, uma figura bíblica conhecida por viver até os 969 anos, de acordo com o livro cristão.

(Fonte: Sallon/SciAdv/Reprodução)

Futuro da pesquisa

Quinze anos depois, Matusalém agora tem seis contemporâneos: Adam, Hannah, Uriel, Boaz, Jonah e Judith. Todos, assim como seu predecessor, germinaram de sementes antigas. A própria Sarah ficou surpresa quando percebeu que seu experimento estava dando certo, a pesquisadora chefe contou.

As novas plantas que germinaram são importantes para que a equipe possa fazer estudos que não foram possíveis antes, como o progresso de crescimento adequado. O processo de manutenção de sementes tão antigas, por incrível que pareça, não é tão diferente das mais recentes.

Das seis sementes estudadas por Sallon e seu time, cinco foram encontradas em Masada ou nas Cavernas de Qumran, onde foram descobertos os Manuscritos do Mar Morto. A sexta semente foi encontrada nas cavernas de Wadi Makukh.

O estudo é muito valorizado mundialmente por dar a possibilidade de entender como funciona a genética de sementes que não são mais encontradas na atualidade.