Cientistas criam exoesqueleto para o tornozelo que melhora corrida

Cientistas criam exoesqueleto para o tornozelo que melhora corrida

Último Vídeo

Engenheiros da Universidade de Stanford conseguiram com sucesso criar o protótipo de um exoesqueleto diferente. Em vez daqueles equipamentos que envolvem todo o corpo e ajudam você a fazer tarefas pesadas, como carregar caixas e mexer com equipamentos industriais, este projeto tem uma meta diferente: simplesmente ajudar o usuário a correr ou caminhar melhor.

A estrutura mecanizada envolve os tornozelos do usuário e é "vestida" como se fosse um calçado. Ela ajuda a evitar o desgaste muscular, replicando os mesmos movimentos da perna. Experimentos feitos até agora indicam que, ao usar o equipamento, a corrida fica 15% menos cansativa, enquanto a caminhada chega a ser facilitada em até 25%.

Parte do segredo do exoesqueleto está em uma estrutura de molas que ajuda a amortecer a pisada e armazena energia, para liberá-la quando você dá o impulso para avançar.

Até agora, cientistas estão animados com os testes. Seis corredores foram chamados para participar de baterias de corrida usando duas variações do equipamento, com e sem os motores ligados. A velocidade média com tudo funcionando chega a crescer em até 10% — ou até mais, se a pessoa tiver tempo para se acostumar com o acessório antes.

Para o futuro, a equipe planeja não só utilizar o exoesqueleto para atividades pesadas e corridas, mas também como uma espécie de meio de transporte para quem tem dificuldades de caminhar ou simplesmente precisa percorrer grandes distâncias. Por enquanto, entretanto, a estrutura ainda deve ser testada por bastante tempo em laboratório.

Cientistas criam exoesqueleto para o tornozelo que melhora corrida via TecMundo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.