Há 55 anos, NASA lançava seu primeiro satélite de comunicação

Há 55 anos, NASA lançava seu primeiro satélite de comunicação

Último Vídeo

No dia 6 de abril de 1955, a Agência Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) lançou o primeiro satélite de comunicação comercial do mundo em órbita. Esse satélite, chamado de Intelsat 1, foi contruído pela Hughes Aircraft Company para a Communications Satellite Corporation (COMSAT). 

Também conhecido como Early Bird, a inovação tecnológica da NASA conseguia fazer transmissões das comunicações por telefone, TV, telégrafo e fax. Ele também foi pioneiro ao ser o primeiro satélite a fornecer comunicações diretas e quase instantâneas entre os Estados Unidos e a Europa.

Cientistas ajustando o Intelsat 1. (Fonte: Wikipédia)Cientistas ajustando o Intelsat 1. (Fonte: Wikipédia)

Ao vivo do espaço

A primeira cobertura de televisão ao vivo de uma espaçonave tripulada retornando à Terra foi realizada por meio desse satélite. Ele estava programado para operar durante 18 meses, mas com seus resultados positivos, obteve êxito por mais tempo.

Entretanto, o Early Bird foi desativado depois de quatro anos de inovações no campo espacial. O COMSAT promoveu sua reativação em um curto período para que a NASA pudesse usá-lo durante o pouso da Apollo 11, o famoso e tão aguardado voo espacial responsável por levar os primeiros humanos à Lua no final dos anos 1960.

A primeira transmissão ao vivo pela televisão, graças ao surgimento do Intelsat 1, promoveu a estreia do Our World, programa lançado em 25 de Junho de 1967. Criado por Aubrey Singer, o show contou com participações de diversos artistas, incluindo a famosa cantora de ópera Maria Callas e uma apresentação dos Beatles com a música "All You Need is Love".

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.