Cientistas sugerem missão à lua habitável em Saturno

07/04/2020 às 04:002 min de leitura

Em 2017, a missão Cassini-Huygens, resultado da parceria entre a NASA e a ESA, tornou-se um dos eventos mais marcantes da história da astronomia, revolucionando o conhecimento sobre Saturno ao conseguir identificar suas 62 luas e quase uma dezena de grupo de anéis. Porém, de todas as descobertas, uma em especial pode ter se sobressaído, que foi a identificação de Encélado, o sexto maior satélite natural do planeta anelado.

A pequena lua congelada, segundo determinação da missão Cassini, possui um enorme oceano escondido por baixo de sua superfície e, após a sonda ter encontrado plumas pela região, pode ser capaz de se tornar o único local habitável da Via Láctea conhecido além da Terra, algo que motivou diversos pesquisadores a estimular o estudo de Encélado e indicar o reenvio de missões para analisar o planeta, a fim de colher amostras e de ter resultados mais concretos.

Tal descoberta gerou o pronunciamento de cientistas, que sugeriram a visita à Encélado como uma alternativa mais viável do que ir novamente à Titã, maior lua da órbita de Saturno. "Encélado é o único ambiente habitável confirmado além da Terra, é o único mundo que atende aos requerimentos básicos da habitualidade," disse Amanda Hendrix, do Planetary Science Institute, em apresentação para o National Academies of Sciences. "O próximo passo é procurar assinaturas de vida nos materiais oceânicos de Encélado, e Encélado torna mais fácil por ejetar material de seu oceano para o espaço."

(Fonte: NASA/Reprodução)(Fonte: NASA/Reprodução)

Com o mesmo potencial de estudo, por serem luas oceânicas, Encélado e Titã surgem como fortes postulantes às próximas missões da NASA, mas o fato da lua congelada já ter sido rejeitada para alguns envios de sonda anteriormente preocupa os cientistas, que veem, em Titã, uma boa oportunidade para obter respostas sobre o sexto maior satélite natural, mas distante de estudos mais assertivos e dedicados quanto os que poderiam ser realizados diretamente sobre Encélado.

As plumas "cuspidas" do oceano de Encélado, indicando que há vida em suas águas, é o que distingue a lua das outras de Saturno, sugerindo que é possível penetrar na atmosfera do planeta e poder estudar melhor a composição de seu oceano, algo que poderia dar respostas muito interessantes sobre a evolução de organismos além da Terra.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: