Qual foi o lugar mais perigoso da Terra em todos os tempos?

27/04/2020 às 10:002 min de leitura

Existem locais nos quais é preciso ter cautela, seja por mistérios não resolvidos, seja pela presença de espécies de arrepiar os cabelos. Agora, quem se arrisca a dizer qual foi o lugar mais perigoso da Terra na História? Bem, cientistas trouxeram um palpite para essa questão ao periódico ZooKeys – que, claro, pode nem chegar perto do que podemos descobrir em estudos futuros, mas que, ainda assim, é assustador. Foi o Saara de 100 milhões de anos atrás.

Para chegar à conclusão, cientistas fizeram a maior revisão dos últimos 100 anos de fósseis de vertebrados, e os presentes no resultado vieram todos de formações rochosas cretáceas do sudeste do Marrocos, conhecidas como Grupo Kem Kem. Com idade entre 66 milhões e 145 milhões de anos, de acordo com o autor principal, Dr. Nizar Ibrahim, as amostras permitem criar um panorama da era dos dinossauros africana.

Falando do Saara, especificamente, e do quanto ele era perigoso, naquele período, a área continha um vasto sistema fluvial, lar de diversas espécies aquáticas e terrestres. A partir dos fósseis analisados, os cientistas verificaram que um dos maiores dinossauros predadores da época passeava pela área, o carcarodontossauro, um bichinho de 8 metros de comprimento com dentes serrilhados de 20 centímetros em sua poderosa mandíbula. Esse não era o único exemplar.

CarcarodontossauroCarcarodontossauro

Não adianta correr nem se esconder

Outro dinossauro com o qual você não iria querer topar caminhando pelo Saara naquele tempo era o deltadromeu, um tipo de raptor com membros posteriores longos e extraordinariamente delicados para seu tamanho. Ele corria bem mais que as presas, em alta velocidade, mas com elegância. Não vamos nos esquecer também de parentes distantes dos crocodilos e da presença de pterossauros. Isso, aqueles dinossauros que voavam!

“O lugar estava cheio de peixes incrivelmente enormes, incluindo celacantos provavelmente quatro ou cinco vezes maiores que os atuais e o onchopristis, um tipo gigante de peixe-serra com dentes semelhantes a adagas farpadas, mas lindamente brilhantes”, afirma David Martill, coautor do estudo. Celacantos atuais podem atingir mais de um metro e meio de comprimento e pesar cerca de 45 quilos. É claro que o banquete farto atrairia diversos predadores

CelacantoCelacanto

“Este foi sem sombra de dúvida o lugar mais perigoso da história do planeta. Um viajante do tempo certamente não duraria muito tempo nele”, diz Ibrahim. Martill finaliza: “O nosso trabalho é o mais abrangente sobre vertebrados do Saara em quase um século, desde que o famoso paleontologista alemão Ernst Freiherr Stromer von Reichenbach publicou seu maior estudo, em 1936”. Quem te viu e quem te vê, hein, Saara?

Qual foi o lugar mais perigoso da Terra na História? via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: