publicidade

Covid-19: Fernando de Noronha anuncia reabertura das praias

25/05/2020 às 07:372 min de leitura

O momento em que a população poderá voltar a circular normalmente e a poder ir para pontos públicos das cidades sem preocupações ainda parece uma realidade distante, já que os casos e as mortes por conta da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, só aumentam. Entretanto, a Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha anunciou, nesta segunda-feira, a reabertura das praias para os moradores. 

O anúncio foi feito no domingo (24) pelo administrador Guilherme Rocha e é decorrência do fato de que a ilha não apresenta novos casos da covid-19 desde o dia 22 de abril, uma realidade extremamente diferente das outras cidades brasileiras. Pernambuco, onde fica a ilha, já registrou mais de 27 mil casos e 2 mil mortes pelo vírus.

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

A liberação para os moradores

O uso da praia será exclusivo para os moradores de Fernando de Noronha e envolvem um bom número de regras de convivência em ambientes públicos. A exclusividade para moradores se deve pelo fato de que a entrada de turistas nas praias está bloqueada desde o dia 17 de março e, levando em consideração a situação do novo coronavírus no Brasil, o impedimento deve seguir ainda por mais tempo. 

As regras para uso das praias

As regras para que os moradores possam voltar as praias envolvem evitar a aglomeração e respeitar o distanciamento social, que é de 2 metros de separação. As seguintes situações devem ocorrer sem contato físico: realização de atividade física, esportes náuticos, como natação e surfe, e práticas esportivas de até quatro pessoas. 

Além disso, foram proibidas qualquer atividade de comércio, uso de guarda-sóis, toldos e afins, venda e consumo de bebidas alcóolicas e, por fim, aglomerações com mais de cinco pessoas (seguindo as normas de distanciamento social). Nenhuma informação foi dada sobre a obrigação do uso de máscaras. Os ambientes só podem ser frequentados das 8h até as 16h.

As praias liberadas são: Porto de Santo Antônio, Cachorro, Meio, Boldró, Conceição, Americano, Bode, Quixabinha e Cacimba do Padre. Dentro de 15 dias haverá uma reavaliação da situação para garantir a máxima segurança.

O belíssimo Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha. (Fonte: Adelano Lázaro/Wikimedia Commons/Reprodução)O belíssimo Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha. (Fonte: Adelano Lázaro/Wikimedia Commons/Reprodução)

Situação em Fernando de Noronha

A ilha não apresenta novos casos, entre os moradores, desde o dia 22 de abril e está fechada para os turistas desde o dia 17 de março. O que torna o ambiente extremamente seguro contra a propagação do vírus. Porém, segundo o G1, 12 servidores que chegaram em Fernando de Noronha para serviços essenciais testaram positivo para a covid-19. 

Para controlar a situação, todos os infectados voltaram ao continente e um bombeiro que teve contato com eles também precisou sair da ilha.

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: