Lançamento tripulado da SpaceX mostra “futuro brilhante”, diz NASA

Lançamento tripulado da SpaceX mostra “futuro brilhante”, diz NASA

Último Vídeo

O lançamento da SpaceX de hoje (27) será um momento histórico para as missões tripuladas da NASA. Depois de nove anos enviando seus astronautas ao espaço de carona em foguetes russos, a agência espacial americana voltará a realizar voos espaciais com humanos a partir de seu território.

A missão Demo-2 também vai marcar o primeiro lançamento de uma cápsula Crew Dragon, da SpaceX, transportando astronautas, inaugurando o modelo de parceria com a iniciativa privada em missões tripuladas.

Desde que seu programa de ônibus espaciais foi encerrado em 2011, a NASA deixou de desenvolver sozinha suas missões, passando a contar com a ajuda de empresas privadas em voos de carga a partir de 2012.

Missão da SpaceX retoma confiança da NASA

(Fonte: NASA/Divulgação)(Fonte: NASA/Divulgação)

A confiança faz do voo de hoje um lançamento essencial para os EUA, mesmo com a pandemia causada pelo novo coronavírus que assola o país, segundo o administrador da NASA Jim Bridenstine.

"Nosso país passou por muita coisa. Mas este é um momento único em que todos os Estados Unidos podem ter um momento e olhar para o nosso país fazer algo impressionante novamente", disse Bridenstine durante uma entrevista coletiva realizada ontem (26).

O lançamento de astronautas realizado pela SpaceX será um "momento único" para os EUA, avalia o chefe da NASA. "Esta é uma oportunidade única de reunir todos os Estados Unidos em um mesmo momento e dizer: 'Veja como o futuro é brilhante.' É disso que trata este lançamento”, completa Bridenstine.

Próximas missões da NASA

A missão Demo-2 da SpaceX será um importante teste para o programa Artemis da NASA, que pretende pousar seres humanos no polo sul da Lua em 2024. "Estamos provando um modelo de negócios de parceria público-privada que, em última análise, nos permitirá ir à Lua de forma sustentável", disse Bridenstine.

Mesmo sem a certeza do lançamento de hoje, a NASA já está preparando uma nova missão, chamada Crew-1, com previsão de lançamento no dia 30 de agosto. Mas um novo lançamento só ocorrerá após a Demo-2 completar a missão de teste com segurança.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.