Confira imagens incríveis de milhares de tartarugas marinhas

15/06/2020 às 13:002 min de leitura

Em sua conta de discussões ambientais no Twitter, o governo de Queensland, na Austrália, publicou recentemente imagens que mostram milhares de tartarugas marinhas verdes na ilha de Raine. Para que tudo isso pudesse ser visto pelas pessoas, os pesquisadores responsáveis por estudar o cotidiano desses animais, em dezembro de 2019, utilizaram a tecnologia dos drones para que pudessem visualizá-las de uma forma melhor. Confira:

Estima-se que cerca de 64 mil tartarugas verdes apareçam no vídeo. Essa pesquisa faz parte de um projeto de recuperação proposto pelo governo para a revitalização da ilha de Raine, protegendo e restaurando o habitat natural da ilha. As tartarugas marinhas verdes são uma espécie ameaçada de extinção por alguns fatores que incluem redes de pescadores que não possuem dispositivos de exclusão de tartarugas e também a intensa poluição.

Contudo, os cientistas que acompanham de perto esses animais estão monitorando cada passo delas para garantir que a espécie consiga se reproduzir sem interferências. “Os métodos de pesquisa populacional feitos anteriormente envolviam pintar uma faixa branca na concha das tartarugas verdes quando estavam nidificando [ação dos animais de construir seu ninho] na praia. A tinta não é tóxica e some em alguns dias ”, garantiu Andrew Dunstan, pesquisador do Departamento de Meio Ambiente e Ciência, em um comunicado à imprensa do governo de Queensland.

(Fonte: Governo de Queensland)(Fonte: Governo de Queensland)

Manutenção da espécie

Andrew Dunstan também explicou como o processo de contagem das tartarugas ocorrem. Segundo ele, os pesquisadores em equipe contam as tartarugas pintadas e não pintadas, mas não há tanta precisão já que os olhos se atraem mais facilmente para as tartarugas pintadas. “O uso de um drone é mais fácil, seguro e muito mais preciso, e os dados podem ser armazenados de forma permanente”, afirmou ele.

A filmagem feita pelo drone foi submetida a uma análise quadro a quadro, no qual garantiu com precisão a quantidade de tartarugas. Dessa forma, também foi possível fazer comparações com a quantidade contada pelos observadores e se mostrou mais eficiente, já que foi possível determinar de forma mais rápida e também economizar tempo em campo, impactando menos o cotidiano das tartarugas nesse processo.

Esses locais de nidificação na ilha de Raine são considerados pelos especialistas como a maior concentração de tartarugas dessa espécie no mundo. Dessa forma, as imagens trazidas a público são raras e se mostram impressionantes, dada a quantidade de animais durante esse evento natural.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: