Tartaruga Diego finalmente se aposenta em Galápagos

19/06/2020 às 03:002 min de leitura

Diego, a tartaruga gigante mais famosa do Parque Nacional de Galápagos, finalmente vai poder se aposentar. O descanso merecido chega após décadas de contribuição em um intenso e invejável trabalho de procriação para evitar a extinção de sua espécie, o que rendeu à celebridade do mundo animal o título de "salvador".

Ele foi transferido recentemente para a ilha Española juntamente com outras 25 tartarugas que também ajudaram na reprodução em cativeiro. 

Antes de embarcar para o novo lar, tanto Diego, com os seus 100 anos de idade, quanto as outras tartarugas, precisaram ser submetidas a um período de quarentena, uma vez que era necessário prevenir que os animais levassem sementes de plantas que não são nativas da ilha remota e desabitada.

Com 100 anos, Diego ganha seu descanso merecidoCom 100 anos, Diego ganha seu descanso merecido

Diego, o incansável

A popularidade de Diego no programa de criação da Ilha de Santa Cruz se deve a sua grande contribuição para a preservação da sua espécie. Os pesquisadores do parque estimam que ele seja o patriarca de, no mínimo, 40% de toda a população composta por 2 mil tartarugas.

Mas não somente isso, o que pouca gente sabe é que o título de maior reprodutor do programa em Galápagos, já que a paternidade foi verificada nos 60% restantes, é de outro macho. Os especialistas do parque dizem que a popularidade de Diego teve muito mais a ver com sua personalidade agressiva, com seu “jeito de ser”, do que com sua atividade sexual.

Diego precisou ficar de quarentena para evitar que levasse para seu novo lar sementes não nativas da regiãoDiego precisou ficar de quarentena para evitar que levasse para seu novo lar sementes não nativas da região

A tartaruga gigante entrou nessa história por volta de 1976, quando foi trazida do zoológico de San Diego, Califórnia, para fazer parte do programa de criação como o terceiro macho apresentando, desde o início, um excelente comportamento sexual. 

O parque nacional estima que Diego tenha sido retirado de Galápagos ainda na primeira metade do século XX, por ocasião de alguma expedição científica. 

As Ilhas Galápagos do Equador, no Oceano Pacífico, se tornaram particularmente famosas no mundo científico em decorrência dos estudos de Charles Darwin. O naturalista inglês conheceu a biodiversidade impressionante da região no século XIX.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: