Buraquinhos em cima das orelhas podem ter uma explicação evolutiva

25/06/2020 às 11:002 min de leitura

Periodicamente recebemos notícia de crianças que nascem com algum tipo de peculiaridade. Algumas têm um olho de cada cor (heterocromia), ou dedos a mais (polidactilia), ou outra anomalia congênita que se apresenta de uma forma inusitada e inexplicável.

Alguns desses sinais são tão sutis que passam durante um tempo despercebidos. É o que ocorre com os seios (ou fossetas) pré-auriculares. São pequenos buracos que algumas pessoas têm na parte superior das orelhas. Tem gente que possui e nem sabe do que se trata, embora haja uma explicação científica.

Fonte: Mildly Interesting/Twitter - ReproduçãoFonte: Mildly Interesting/Twitter - Reprodução

Segundo o site Mirror, pouco mais de um por cento da população possui seios pré-auriculares. Nos Estados Unidos, esse percentual é um pouco mais baixo, mas, na Ásia e em certas regiões da África, essa anomalia genética pode atingir cerca de quatro a dez por cento da população.

Explicando de forma clara, podemos dizer que seios pré-auriculares são nódulos, amassados ou covinhas expostas em qualquer parte do ouvido externo, principalmente no local onde a face se encontra com o ouvido, como se fosse um furo de brinco na cartilagem da orelha.

Teoria científica para os seios pré-auriculares

https://www.youtube.com/watch?v=AkR4CgGMWSQ

Esses "defeitos" hereditários foram documentados pela primeira em 1864 pelo cientista Van Heusinger no ano de 1864. Na maioria dos casos, os buraquinhos aparecem apenas em um dos lados, mas cerca de 50% das pessoas os têm nos dois lados.

Um vídeo do paleontólogo e biólogo evolutivo norte-americano Neil Shubin apresenta uma teoria de que os seios pré-auriculares podem ser um "remanescente evolutivo das brânquias de peixe".

Fonte: Charly Z./Twitter - ReproduçãoFonte: Charly Z./Twitter - Reprodução

Se você for um desses "mutantes" que possui a fosseta pré-auricular, não há necessidade de se preocupar. Para o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, não existe nenhum tipo de risco de que um sintoma adicional ocorra, a menos que o furinho fique infeccionado, quando você terá que buscar tratamento médico.

Finalmente, para aqueles que pensam que o seio pré-auricular é uma espécie de "piercing pré-fabricado", fica um alerta: jamais coloque joias nele!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: