Melancias quadradas: a inusitada fruta japonesa

26/06/2020 às 09:002 min de leitura

Quem olha de longe pode pensar que está vivendo dentro do mundo cúbico do jogo Minecraft, mas o cultivo de frutas no Japão ganhou uma nova moda: as melancias quadradas. As frutas em formatos inusitados possuem um grande mercado no país asiático e podem ser vendidas por milhares de dólares.

Para se ter ideia da dimensão do mercado de frutas diferentes, um cacho de uvas do tamanho de bolas de ping-pong foi vendido por US$ 11 mil em 2016. 

Bonitas por fora, nem tão gostosas por dentro

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Apesar da beleza oferecida, a qualidade do sabor não é o carro-chefe de frutas como as melancias quadradas. De maneira geral, essa diferente espécie de melancia serve prioritariamente como objeto decorativo.

A raridade das frutas com formatos diferentes faz com que elas representem um sinal de respeito dentro da cultura japonesa. Na maioria das vezes, estes produtos têm valor de mercado elevado e aparecem como ótimos presentes para parceiros comerciais ou parentes queridos.

As melancias quadradas tem origem datada há mais de 50 anos na região de Takamatsu, quando a prefeitura local tentou elevar a relevância dos fazendeiros da região. No Japão, o valor de mercado desses frutos inusitados pode chegar até US$ 100.

Como é feito o cultivo das melancias quadradas?

Fonte: Laughlin Elkind/FlickrFonte: Laughlin Elkind/Flickr

Para que elas assumam o formato cúbico mais perfeito possível, as melancias crescem dentro de uma caixa de acrílico, onde têm o crescimento moldado e podem permanecer com aparência quadrada pelo maior tempo possível.

Esse processo evita que as frutas alcancem a fase de maturação, o que faz com que o seu sabor não seja dos mais agradáveis para o paladar humano. Em um ambiente caseiro, o fruto se transforma em mais um apetrecho decorativo normalmente encaixado junto a conjuntos de flores.

Fonte: Francisco Antunes/FlickrFonte: Francisco Antunes/Flickr

A transformação de frutas em decoração começou a ganhar muito espaço no comércio oriental desde o início dos anos 2000. Em 2014, agricultores utilizaram a mesma metodologia de criação das melancias quadradas para originar as 'iyokans' — uma mistura de laranja e tangerina.

Naquele ano, os produtores da região de Ehime cultivaram cerca de 300 unidades do novo projeto da fruta cítrica.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: