Saiba como o helicóptero pioneiro de Marte irá voar no ano que vem

08/07/2020 às 02:002 min de leitura

Um pioneiro já está pronto para embarcar na nova missão da NASA com destino ao planeta Marte. Trata-se do helicóptero Ingenuity, o primeiro do tipo a voar em terras interplanetárias. Quando o rover Perseverance pousar na cratera Jezero, no Planeta Vermelho estará levando a bordo o pequeno equipamento de 1,8 quilo.

O Ingenuity viajará até Marte na "barriga" do Perseverance, espremidinho num compartimento inferior do rover e a apenas 12 centímetros do solo marciano. Ao contrário do que muito se divulga, a palavra "ingenuity" não significa ingenuidade em português, mas "habilidade para resolver problemas complexos, engenhosidade". 

Num comunicado oficial da missão Mars 2020, o líder de interface do helicóptero Christopher Salvo reconheceu: "Não há muito espaço para brincar. Mas descobrimos que se você conectar o helicóptero horizontalmente, há espaço suficiente para fazer o trabalho".

Fonte: NASA/DivulgaçãoFonte: NASA/Divulgação

O primeiro voo do helicóptero em Marte

O Ingenuity permanecerá acoplado ao Perseverance por cerca de dois meses após o pouso marcado para 18 de fevereiro de 2021. Juntos, os dois equipamentos irão procurar (com a intervenção de operadores remotos na Terra) uma área plana e desobstruída onde o Ingenuity possa finalmente fazer operações de teste.

Para isso será necessário encontrar uma área a cada 10 metros quadrados, para que o Perseverance continue monitorando o helicóptero a uma distância equivalente a um campo de futebol americano (110 metros), segundo a equipe da missão. 

A liberação do Ingenuity só irá ocorrer depois que o Perseverance estiver bem no centro desse "aeródromo". Os operadores ainda passarão mais seis dias terrestres verificando todos os sistemas antes que o helicóptero seja preparado para levantar voo.

Ingenuity abrirá espaço para futuros voos

A aeronave foi projetada para operar por 30 sóis (dias marcianos) para avaliar a viabilidade das condições de voo para futuras missões. Um sol dura 24 horas 39 minutos e 35,244 segundos. Orientados pelo Ingenuity, os futuros helicópteros explorarão terrenos difíceis, cavernas, penhascos e crateras profundas. 

A principal missão do Perseverance é buscar sinais de antigas formas de vida em Marte, a coleta de amostras do solo e retorno à Terra. O veículo também realizará alguns testes, como uma máquina que produz oxigênio a partir da atmosfera marciana dominada por dióxido de carbono. O objetivo é ajudar futuras missões tripuladas por humanos, marcadas para 2030

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: