Você tem ideia de quanta água existe na Terra – em litros?

Você tem ideia de quanta água existe na Terra – em litros?

Último Vídeo

Todo mundo aprende na escola que os oceanos cobrem por volta de 70% da superfície do planeta, certo? E, além dos mares – com profundidade média de mais ou menos 3,7 quilômetros –, temos ainda rios, lagos, lençóis freáticos e uma porção de corpos hídricos espalhados sobre (e sob) a superfície da Terra. Mas, e em questão de quantidade, alguém já calculou quanto essa água toda representa em litros? Pois, já, sim!

Aguaceiro

De acordo com o pessoal do site How Stuff Works, os oceanos contêm perto de 98% de toda a água do mundo – o que significa que, embora seja uma quantia colossal do líquido, se trata de água salgada, obviamente, e, portanto, que não pode ser consumida por humanos e boa parte dos seres vivos terrestres.

Muita água!Muita água!

O restante, ou seja, pouco menos de 3%, corresponde à água doce disponível no mundo e, dessa quantidade, por volta de 1,6% se encontra na forma de gelo (por enquanto...) nas regiões polares e glaciares. Segundo o How Stuff Works, poços e lençóis freáticos contêm 0,36% e, sendo assim, somente 0,036% do total da água existente na Terra se encontra em rios e lagos.

Claro que ainda temos que considerar a água em estado gasoso presente na atmosfera, assim como a contida nos corpos dos seres vivos que perambulam pela Terra e também nas plantas, mas essa quantia contabiliza o restinho que falta para fechar os 100% do que há disponível no mundo. Vendo dessa forma, apesar de existir uma imensa quantidade do líquido no planeta, apenas uma minúscula parcela do total pode ser usada por nós.

Mas não falamos quanto tudo isso representa em litros, né? De acordo com os cálculos, são 1.260.000.000.000.000.000.000 l – ou um sextilhão duzentos e sessenta quintilhões de litros. Entretanto, apesar de parecer uma quantidade gigantesca, ela é finita e consiste em um recurso que precisa ser preservado.

Você tem ideia de quanta água existe na Terra – em litros? via TecMundo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.