Como identificar um morcego pelo osso do pênis

03/09/2020 às 03:002 min de leitura

Você sabia que o pênis do morcego tem uma outra função muito importante além da sua reprodução? É isso mesmo. Pode parecer estranho, mas o osso que constitui o órgão genital desse animal é uma importante ferramenta para a diferenciação de espécies em laboratório.

Porém, esse tipo de trabalho requer extremo cuidado. Os ossos penianos de um morcego são muito pequenos e leves, fazendo com que mesmo uma pequena brisa possa carregá-los para longe. E como funciona o dia a dia de quem trabalha nessa profissão?

A importância do osso peniano para a ciência

(Fonte: Field Museum)(Fonte: Field Museum)

Trabalhando no Field Museum, em Chicago, a pesquisadora Stefanía Briones teve que aprender a lidar com os "ossos do ofício", literalmente. Em entrevista para o portal Atlas Obscura, ela afirma já ter limpado e preparado mais de 100 ossos de pênis de morcegos em nome da ciência.

O báculo, como é chamado o osso da genitália, pode ser encontrado em diversas espécies de mamíferos, como primatas e roedores, e possui vários formatos diferentes de animal para animal. Foi através da análise desses ossinhos que a Universidade de Eswatini e a Universidade de Maasai Mara puderam identificar três novas espécies de morcegos vesper no Quênia e na Uganda.

O osso do pênis, em termos de pesquisa, é tão importante quanto a arcada dentária, o crânio ou o som emitindo por um morcego durante o chamado de ecolocalização. Alguns tem aparência de uma flecha, enquanto outros parecem ter um formato de coração na ponta e costumam medir apenas alguns milimetros.

De acordo com um artigo publicado no Journal of Mammology em 1949, a análise do báculo é uma arte antiga. O documento informa que o primeiro estudo utilizando o báculo de um morcego teria sido feito por volta dos anos 1880. 

Preparando o osso para análise

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Para ter acesso ao báculo, Briones precisa separar o pênis do morcego do restante do corpo. Então, inicia-se o processo de removimento do restante de carne que fica preso à estrutura. Normalmente, o Field Museum utiliza uma colônia de besouros para decompor a matéria orgânica e conseguir extrair o osso, mas nesse caso a abordagem precisa ser diferente.

O pênis é colocado em uma solução de hidróxido de potássio e depois é tingido com uma coloração artificial. Esse processo evita que a matéria seja facilmente perdida e possa ser estudada com mais precisão posteriormente.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: