publicidade

Bashkir Curly, o cavalo dos belos pelos encaracolados

29/10/2020 às 14:003 min de leitura

Qual seria o resultado do cruzamento de um cavalo, uma ovelha e um poodle? A resposta correta são os Bashkir Curlies, uma raça de cavalo norte-americana com uma pelagem extremamente felpuda e encaracolada. Porém, lembre-se: esse belíssimo casaco de pelos só pode ser visto durante o inverno, quando a raça exibe todo seu potencial. 

Os Bashkir Curlies podem ser vistos em todos os tamanhos, cores e tipos de corpo, além de possuírem um gene único na raça para os “cabelos encaracolados“, mas no verão esses fios mostram apenas uma leve ondulação ou caem completamente.

A origem desconhecida dos cavalos

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Kelty Pelechytik (@keltypelechytikjewellery) em 5 de Fev, 2020 às 12:25 PST

Existe uma grande dúvida dentro da comunidade dos criadores de cavalo sobre qual a real origem dos Bashkir Curlies. Para alguns, os espécimes são nomeados em homenagem a raça russa Bashkir, mas cientistas já provaram que não existe qualquer relato de animais de pelo enrolado entre os cavalos da Rússia.

Do outro lado da moeda, alguns experts sugerem que a raça é proveniente do Lokai, uma raça de cavalo do Tajiquistão que possui características semelhantes ao animal encontrado na América do Norte. Segundo a teoria, ambos são de origem ibérica e, portanto, possuem um determinado grau de parentesco.

Apesar do desconhecimento sobre a origem da espécie, é sabido que os primeiros Bashkir Curlies norte-americanos foram criados na região de Central Nevada, nos Estados Unidos. Em 1898, Peter Damele encontraram três espécimes cavalgando pelas montanhas da região e resolveram levá-los para seu rancho, onde se tornariam os primeiros criadores de cavalos com pelagem encaracolada. 

O gene do pelo encaracolado

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por LBH Curly Horse (@lindenberghofcurlyhorse) em 27 de Out, 2020 às 9:53 PDT

Um dos fatores marcantes sobre os Bashkir Curlies é a variedade como o gene dos cabelos enrolados pode se manifestar dentro da raça. Enquanto alguns cavalos podem apresentar os fios ondulados apenas na região dentro das orelhas e em seus tornozelos, outros possuem uma pelagem extremamente densa e muito encaracolada.

Além disso, acredita-se que essa é a única raça de cavalo no mundo totalmente hipoalergênica. Isso significa que a maioria das pessoas que sofrem com alergias decorrentes dos pelos de animais sinta-se confortável na presença dos Bashkir Curlies.

De acordo com as pesquisas, esse fator seria resultado da falta de uma proteína específica nos cabelos ondulados da raça, que é a principal desencadeadora de reações alérgicas em seres humanos.

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: