Neil deGrasse Tysson divulga carta aberta ao Brasil pelo Twitter

03/11/2020 às 12:002 min de leitura

No dia 30 de Outubro, o astrofísico, Neil deGrasse Tyson, divulgou em seu Twitter uma carta aberta à ciência brasileira que foi publicada no site Hayden Planetarium no dia 10 de setembro de 2020. Esta, faz parte da coletânea Letters from an Astrophysicist, que terá tradução em português intitulada Respostas de um Astrofísico. A versão brasileira será lançada pela editora Record e está em pré-venda.

Acesse o conteúdo da mensagem em português aqui.

https://twitter.com/neiltyson/status/1322167321146892289

O astrofísico e apresentador da famosa série Cosmos, começa explicando a visão que os estadunidenses, sua nacionalidade, têm do país. Ele cita aspectos naturais e culturais, dando enfoque à Amazônia e ao Carnaval, e como alguns de nossos produtos são caros e valiosos no exterior. “Então, se você perguntasse a qualquer um de nós nos EUA o que vem à nossa cabeça quando seu nome é mencionado, normalmente selecionaríamos algo a partir dessa lista”, explica ele. 

O que não é levado em conta, porém, é para ele o mais importante: o fato de metade dos voos domésticos das companhias aéreas americanas serem aviões da Embraer, empresa brasileira. E que um dos grandes pioneiros da aviação foi Santos-Dumont, engenheiro, também natural do Brasil.

Tyson ainda diz que ama a bandeira do país:
Tyson ainda diz que ama a bandeira: “há um pedaço do céu noturno estampado nela”

Ao citar os avanços científicos, fala sobre a liderança em tecnologia biocombustível e a Agência Espacial Brasileira, e sobre ser o país mais avançado em Tecnologia e Informação da América Latina. “Então talvez seja a hora de o mundo saber mais a respeito disso. Talvez seja a hora de os brasileiros saberem mais sobre isso. Talvez esteja mais do que na hora de você exibir produtos que declarem: ‘Fabricado no Brasil'”, completa Neil.

Em resposta à carta divulgada, o atual Ministro da Tecnologia, Informação e Ciência, e astronauta, Marcos Pontes, divulgou um vídeo falando que tem interesse em estender essa conversa com o físico. 

https://twitter.com/Astro_Pontes/status/1322303134077722624

Em uma das respostas de seu tweet, o físico diz que a maior motivação para escrever essa mensagem é a sua preocupação com má reputação do atual governo que se mostra contra avanços da ciência e tecnologia. 

“Você tem os recursos e o legado para liderar toda a América Latina, se não o mundo, no que um país do futuro deveria ser — no que um país do futuro deveria aspirar ser”, completa Tyson.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: