
Estilo de vida
03/11/2020 às 12:00•2 min de leitura
No dia 30 de Outubro, o astrofísico, Neil deGrasse Tyson, divulgou em seu Twitter uma carta aberta à ciência brasileira que foi publicada no site Hayden Planetarium no dia 10 de setembro de 2020. Esta, faz parte da coletânea Letters from an Astrophysicist, que terá tradução em português intitulada Respostas de um Astrofísico. A versão brasileira será lançada pela editora Record e está em pré-venda.
Acesse o conteúdo da mensagem em português aqui.
O astrofísico e apresentador da famosa série Cosmos, começa explicando a visão que os estadunidenses, sua nacionalidade, têm do país. Ele cita aspectos naturais e culturais, dando enfoque à Amazônia e ao Carnaval, e como alguns de nossos produtos são caros e valiosos no exterior. “Então, se você perguntasse a qualquer um de nós nos EUA o que vem à nossa cabeça quando seu nome é mencionado, normalmente selecionaríamos algo a partir dessa lista”, explica ele.
O que não é levado em conta, porém, é para ele o mais importante: o fato de metade dos voos domésticos das companhias aéreas americanas serem aviões da Embraer, empresa brasileira. E que um dos grandes pioneiros da aviação foi Santos-Dumont, engenheiro, também natural do Brasil.
Ao citar os avanços científicos, fala sobre a liderança em tecnologia biocombustível e a Agência Espacial Brasileira, e sobre ser o país mais avançado em Tecnologia e Informação da América Latina. “Então talvez seja a hora de o mundo saber mais a respeito disso. Talvez seja a hora de os brasileiros saberem mais sobre isso. Talvez esteja mais do que na hora de você exibir produtos que declarem: ‘Fabricado no Brasil'”, completa Neil.
Em resposta à carta divulgada, o atual Ministro da Tecnologia, Informação e Ciência, e astronauta, Marcos Pontes, divulgou um vídeo falando que tem interesse em estender essa conversa com o físico.
Em uma das respostas de seu tweet, o físico diz que a maior motivação para escrever essa mensagem é a sua preocupação com má reputação do atual governo que se mostra contra avanços da ciência e tecnologia.
“Você tem os recursos e o legado para liderar toda a América Latina, se não o mundo, no que um país do futuro deveria ser — no que um país do futuro deveria aspirar ser”, completa Tyson.
As orelhas dos elefantes africanos são as maiores do reino animal.
Moldados pela natureza. os gogottes parecem uma versão abstrata das esculturas de Fernando Botero, pelas suas formas volumosas e curvas suaves.
Um programa inovador conecta famílias à história e ao sabor único de pêssegos quase extintos.
Pesquisador de zoologia afirma que os polvos são a espécie com maiores condições de povoar a Terra em nosso lugar.
Por que um avião magnífico que voava a 2,17 mil km/h, a 18 mil metros de altura, teve que ser descontinuado?
Apesar da intensa atividade solar, não conseguimos ouvir nada aqui da Terra. Por quê?
Entenda o que está por trás da duração dos voos e veja como isso impacta a sua próxima viagem.
De acordo com pesquisadores, nascimento de gêmeos em ninhadas um dia já foi o padrão no processo de evolução dos primatas.