Seja o primeiro a compartilhar

Navio em formato de zíper chama a atenção em rio japonês

Criado pelo artista japonês Yasuhiro Suzuki, um navio em formato de zíper percorreu as águas do rio Sumida, em Tóquio, durante os dias 31 de outubro a 8 de novembro deste ano, como parte da mostra DESIGNART Tokyo 2020. Com a ideia de funcionar como uma espécie de fecho-éclair entre as as pontes Azumabashi e Sakurabashi, a embarcação não demorou a chamar a atenção da população local.

Conhecido por se inspirar em objetos do cotidiano para formular seus projetos, Suzuki teve a ideia para embarcação enquanto sobrevoava a baía de Tóquio, quando, ao olhar para baixo, imaginou que um barco aparentemente “abria” o rio como se fosse um acessório de roupas. Foi então que surgiu o conceito do zíper de nove metros de comprimento, com a proposta de “extrair e transmitir as várias expressões da água”.

Batizado de Zip-Fastener Ship, sua superfície é totalmente constituída por um corpo cromado, ponte e um extrator, além do próprio design único que se assemelha, visto do alto, a um descompactador de ondas. Devido à pandemia e ao silêncio em que o rio Sumida se encontra, ele ganhou mais destaque ainda em meio à extensão das águas.

O segundo projeto do Zip-Fastener Ship

Em 2010, o protótipo inicial da embarcação de formato peculiar surgiu durante o Festival Internacional de Arte de Setouchi, no Japão, também projetado por Suzuki. Porém, a versão apresentada era bem menos ambiciosa do que a atual, já que tratava-se de uma lancha com dimensões menores e com outra trajetória, navegando entre as cidade de Takamatsu e Megijima.

Apesar disso, o projeto do artista não deixou de ser reconhecido, resultando no prêmio de arte interativa no Digital Stadium Awards.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.