Altar para o deus Pã é encontrado em antiga igreja em Israel

17/12/2020 às 08:002 min de leitura

Uma escavação realizada por um projeto de conservação de sítios arqueológicos em áreas naturais protegidas em Israel revelou um antigo altar para a divindade grega Pã, deus dos rebanhos e pastores.

Encontrada na Reserva Natural de Banias, a obra é feita de basalto vulcânico datado do século II ou III d.C. e foi encontrado no chão de uma igreja bizantina, tendo sido reaproveitada como um tijolo de sustentação quando a construção católica foi erguida no século V d.C., e oculta de forma proposital para humilhar os pagãos que ainda mantinham os “velhos” costumes politeístas.

(Fonte: Jonathan Orlin /Autoridade de Parques e Natureza de Israel/Reprodução)
(Fonte: Jonathan Orlin /Autoridade de Parques e Natureza de Israel/Reprodução)

Porém, a forma como as inscrições foram feitas parecem ter estragado um pouco o trabalho. Segundo Avner Ecker, arqueólogo da Universidade Bar-Ilan em Ramat Gan e codiretor do projeto, a pessoa responsável pela gravação provavelmente não era profissional, diminuindo as letras quando começou a ficar sem espaço e até mesmo saindo da moldura.

Torto, mas com boas intenções

A dedicatória em grego provavelmente foi feita por um peregrino chamado Ateneu, filho de Sosipatros, que decidiu erguer o monumento feito com o próprio dinheiro como um cumprimento a um voto. O local deve ter sido escolhido por ficar a poucos passos da famosa cachoeira Banias, que antigamente era conhecida como Paneas, sendo associada à Pã e visitada por adoradores da figura mitológica.

O mais interessante é que o homem morava na cidade de Antioquia, que fica cerca de 320 quilômetros do local, e sua dedicatória foi para Pã Heliopolitanus, uma combinação da divindade na natureza com Zeus, e que era muito popular entre os habitantes de sua região.

Importância para mais de uma religião

Porém, a área da reserva natural não teve um grande significado apenas para a religião pagã grega, mas também para o catolicismo. “Este lugar teria um significado tremendo para os cristãos da era bizantina, que acreditavam que foi aqui que Jesus disse a Pedro: Eu lhe dou as chaves do reino dos céus”, explicou Erlich.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: