Covid-19: show com 500 pessoas é teste para avaliar contaminação

Na semana passada (12), rolou um tremendo show em Barcelona, na Espanha, que durou cinco horas e teve um público de 500 pessoas. A aglomeração não teve nenhum tipo de distanciamento social, e foi promovida por um grupo de cientistas para avaliar o nível de transmissão da covid-19 numa balada desse tipo, que teve até DJ’s e bandas de rock.

Realizada na Sala Apolo, um dos espaços mais badalados da Catalunha, a experiência serviu também para avaliar os testes, numa parceria do Hospital de Can Ruti e a organização Primavera Sound.

Fonte: Sala Apolo/Divulgação
Fonte: Sala Apolo/Divulgação

Metodologia da balada

Foram mil voluntários, que passaram inicialmente por um teste rápido. Entre aqueles que testaram negativo, 500 puderam entrar no evento, e os outros 500 constituíram o grupo de controle, e foram mandados para casa.

Para compensar a falta de distanciamento social, as pessoas usaram máscaras e álcool em gel. Foi autorizado o consumo de uma dose de bebida por pessoa, em um andar separado.

Fonte: Toni Albir/Epa/Reprodução
Testes realizados antes da entrada do show (Fonte: Toni Albir/Epa/Reprodução)

Em entrevista à Associated Press, o cientista responsável pelo estudo, Boris Revollo, explicou que a experiência não foi uma festa, mas um estudo científico, que pretende avaliar a segurança da realização futura de shows, congressos e eventos esportivos.

No próximo dia 19 de dezembro, os voluntários repetirão os testes, para conferir sua confiabilidade, e também entender quem poderia ter contagiado algum dos presentes.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.