Tioacetona: a substância mais fedida do mundo que causa desmaios

24/01/2021 às 16:002 min de leitura

Você já ouviu falar na tioacetona? Se a resposta é não, acredite: você tem sorte! Afinal, essa é a substância mais fedida do mundo e é capaz de causar desmaios, mesmo que você esteja a 500 metros de distância da fonte! Por mais que não seja tóxica, ela é extremamente perigosa por causa de seu odor intenso.

Saiba mais sobre a tioacetona

A substância foi sintetizada pouquíssimas vezes, já que os experimentos causaram pânico, náuseas e até mesmo desmaios aos que sentiram seu odor. Além disso, ela é extremamente difícil de ser manipulada por manter-se no estado líquido apenas em temperaturas de -20°C.

Independentemente de seu estado – líquido ou sólido -, o odor exalado é o mais desagradável possível. Para que você tenha uma ideia, em 1889, um grupo de trabalhadores tentou sintetizar a substância em Friburgo, na Alemanha. Porém, o experimento foi muito mal sucedido e a cidade toda precisou ser evacuada!

Neste episódio, o mau cheiro foi tão forte que os cidadãos suspeitaram de criaturas sobrenaturais. É quão fedida ela é!

(Fonte: Rainmaker1973/Twitter/Reprodução
(Fonte: Rainmaker1973/Twitter/Reprodução

Então, em 1967, químicos da ESSO também tentaram sintetizá-la em Oxford, na Inglaterra. Porém, a tampa do recipiente ficou aberta por poucos segundos, o suficiente para que o odor fosse exalado por algumas pessoas. Em nota, os cientistas relataram pessoas com náuseas e desmaios a 200 metros do edifício.

Além disso, um dos problemas é que o cheiro da tioacetona não é fácil de ser eliminado. Aliás, a única forma de acabar com o odor foi lavando os objetos que entraram em contato com a substância com permanganato alcalino, que também é utilizado em redes de esgoto. No ar, é preciso utilizar vapores de nitrato para neutralizar o cheiro. Por último, todos os resíduos e acessórios aplicados na manipulação devem ser queimados.

Em conjunto com a tioacetona, substâncias como os organossulfurados, o isocianeto e o seleneto de hidrogênio também figuram entre as substâncias mais fedidas do mundo. Porém, ao contrário da vitoriosa da lista, elas são tóxicas e podem causar mais problemas de saúde.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: