Asteroide de quase 2 km passará pela Terra em março

11/02/2021 às 12:001 min de leitura

O asteroide que mais se aproximará da Terra neste ano irá passar pelo nosso planeta no próximo dia 21 de março. Com uma largura igual à da ponte Golden Gate, em São Francisco nos EUA, a rocha espacial chegará por aqui a uma velocidade de quase 124 mil quilômetros por hora, mas, segundo a NASA, não oferece risco de colisão.

Chamado oficialmente de 231937 (2001 FO32), o asteroide tem cerca de 0,8 a 1,7 quilômetros de diâmetro e atingirá uma distância de 2 milhões de quilômetros da Terra, seu ponto mais próximo, o que deverá ocorrer no dia 21 de março, às 13h03, horário de Brasília, segundo o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL).

Fonte: EarthSky/Reprodução
Fonte: EarthSky/Reprodução

Um asteroide potencialmente perigoso

Apesar da distância que o asteroide irá passar, ele foi designado como “potencialmente perigoso”, assim classificados todos os corpos celestes cuja órbita de cruza com a Terra a uma distância inferior a 7,5 milhões de quilômetros, e cujo tamanho seja superior a 140 metros de diâmetro. Esses parâmetros são determinados pelo Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS) da NASA.

Segundo a agência espacial norte-americana, embora pequenos asteroides passem várias vezes por mês entre a Terra e a Lua, nenhum deles representa um risco significativo para a Terra nos próximos 100 anos. A maior ameaça conhecida hoje é um asteroide batizado de (410777) 2009 FD, que chegará ao nosso planeta em 2185 e tem uma chance de 1 em 714 (menos de 0,2%) de nos atingir.

Mesmo com esse indicativo de baixos riscos, a NASA estuda estratégias para desviar asteroides que possam entrar em rota de colisão com a Terra. Um dos métodos seria utilizar a gravidade de uma espaçonave para “puxar” lentamente o asteroide para fora de sua órbita original, a uma distância segura.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: