47

Mini dinossauro exibia crista de leque para atrair parceiros

Uma espécie de mini dinossauro exibia sua crista em formato de leque para mostrar dominância ou para atrair parceiros com quem pudesse procriar. A espécie, conhecida como protocerátops, era muito parecida com o famoso tricerátops, mas em uma versão em miniatura. Além disso, eles não tinham chifres tão longos.

Com isso, sua principal característica era a crista, e muitos paleontologistas se perguntaram por muito tempo qual seria a sua função.

(Fonte: Pinterest/Reprodução)

Pura ostentação e  sedução

Estudos recentes realizados do Museu de História Natural, em Londres, e na Universidade de Queen Mary trouxeram novas informações sobre a função da crista do protocerátops. Por meio da pesquisa, os cientistas conseguiram determinar os índices de crescimento e variação da estrutura para buscar padrões de sexualidade e identificar mutações.

A pesquisa contou com centenas de fotos de 65 crânios da criatura, e usando um software muito tecnológico, foi possível recriar modelos 3D, originando 30 reconstruções digitais. Como os crânios variavam entre filhotes e espécies adultas, foi possível identificar os padrões de crescimento.

(Fonte: CC-BY-SA 4.0/Reprodução)

Logo, os pesquisadores concluíram que o aparecimento da crista surgiu por meio da reprodução entre a espécie. De acordo com o tamanho da crista, as fêmeas poderiam ter uma predisposição para procriar com os machos. Porém, não foram identificadas muitas diferenças de tamanho entre os gêneros do protocerátops – o que não necessariamente invalida a pesquisa.

Dessa forma, os  cientistas concluíram que a estrutura corporal era utilizada para atrair parceiros sexuais. Embora as diferenças de tamanho não tenham sido categorizadas, existe a possibilidade de que elas não tenham sido preservadas nos fósseis. Ou seja, talvez a cor nas fêmeas fosse diferente ou até mesmo a textura. Para descobrir mais sobre as características do protocerátops, novos estudos devem ser realizados.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.