Mini dinossauro exibia crista de leque para atrair parceiros

20/02/2021 às 06:001 min de leitura

Uma espécie de mini dinossauro exibia sua crista em formato de leque para mostrar dominância ou para atrair parceiros com quem pudesse procriar. A espécie, conhecida como protocerátops, era muito parecida com o famoso tricerátops, mas em uma versão em miniatura. Além disso, eles não tinham chifres tão longos.

Com isso, sua principal característica era a crista, e muitos paleontologistas se perguntaram por muito tempo qual seria a sua função.

(Fonte: Pinterest/Reprodução)

Pura ostentação e  sedução

Estudos recentes realizados do Museu de História Natural, em Londres, e na Universidade de Queen Mary trouxeram novas informações sobre a função da crista do protocerátops. Por meio da pesquisa, os cientistas conseguiram determinar os índices de crescimento e variação da estrutura para buscar padrões de sexualidade e identificar mutações.

A pesquisa contou com centenas de fotos de 65 crânios da criatura, e usando um software muito tecnológico, foi possível recriar modelos 3D, originando 30 reconstruções digitais. Como os crânios variavam entre filhotes e espécies adultas, foi possível identificar os padrões de crescimento.

(Fonte: CC-BY-SA 4.0/Reprodução)

Logo, os pesquisadores concluíram que o aparecimento da crista surgiu por meio da reprodução entre a espécie. De acordo com o tamanho da crista, as fêmeas poderiam ter uma predisposição para procriar com os machos. Porém, não foram identificadas muitas diferenças de tamanho entre os gêneros do protocerátops – o que não necessariamente invalida a pesquisa.

Dessa forma, os  cientistas concluíram que a estrutura corporal era utilizada para atrair parceiros sexuais. Embora as diferenças de tamanho não tenham sido categorizadas, existe a possibilidade de que elas não tenham sido preservadas nos fósseis. Ou seja, talvez a cor nas fêmeas fosse diferente ou até mesmo a textura. Para descobrir mais sobre as características do protocerátops, novos estudos devem ser realizados.