Meteorito de 14 kg rico em ferro é encontrado em vila na Suécia

25/02/2021 às 04:002 min de leitura

Pesquisadores do Museu de História Nacional da Suécia, em Estocolmo, recuperaram com sucesso um pedaço de meteorito rico em ferro em sua composição. Ele caiu no vilarejo de Uppsala, que fica 70 quilômetros ao norte da capital do país.

A rocha pesa 14 kg e se desprendeu de um corpo celeste de grande porte que atingiu a região em novembro de 2020. Nenhum dos outros pedaços era tão grande e boa parte do material foi derretido ou se desintegrou no momento do impacto.

A equipe foi liderada pelos geólogos Andreas Forsberg e Anders Zetterqvist. Na primeira pesquisa de campo, entretanto, eles só encontraram fragmentos de pequeno porte, com cerca de 3 milímetros de comprimento.

Os geólogos posam com o resultado da expedição.
Os geólogos posam com o resultado da expedição.

Só que os cientistas ainda estavam desconfiados que a região escondia outros segredos: um rochedo e uma raiz de árvore estavam claramente danificados após o impacto com um objeto — e isso sugeria que novos pedaços poderiam ter resistido ao impacto.

A rocha foi encontrada a uma distância de 70 metros do local suspeito do impacto, parcialmente derretido e debaixo de uma camada de musgo.

Os primeiros fragmentos encontrados eram de pequeno porte.
Os primeiros fragmentos encontrados eram de pequeno porte.

De acordo com estimativas da equipe, a rocha original pesava cerca de 9 toneladas. Uma bola de fogo no céu foi registrada na região de Uppsala em 7 de novembro de 2020, data do impacto.

Segundo o museu, a peça é histórica não apenas pelo tamanho e a condição, mas por ser o primeiro exemplo sueco e cientificamente comprovado de um meteorito rico em ferro recém caído na Terra. Trata-se também da primeira recuperação de um meteorito que caiu na Suécia após virar uma bola de fogo nos últimos 66 anos.

O local em que a rocha foi encontrada era de densa vegetação.
O local em que a rocha foi encontrada era de densa vegetação.

Ela agora será estudada para uma melhor compreensão do meteorito original que atingiu a Terra e também para avaliar a composição de rochas espaciais similares, ricas em ferro.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: