Iceberg do tamanho da cidade do Rio se solta na Antártica

05/03/2021 às 07:001 min de leitura

Um iceberg do tamanho da cidade do Rio de Janeiro se separou da Antártica, perto da estação de pesquisa Halley da Grã-Bretanha. Instrumentos de superfície na plataforma de gelo de Brunt confirmaram a divisão ainda na semana passada. Felizmente, não há ninguém na base, portanto não há risco de vida humana.

(Fonte: British Antarctic Survey/Reprodução)(Fonte: British Antarctic Survey/Reprodução)

O British Antarctic Survey vem operando na base Halley de forma reduzida desde 2017 devido à perspectiva iminente de ruptura. O iceberg tem uma dimensão de 1.270 km², para efeito de comparação, a cidade do Rio de Janeiro tem 1.255 km². A estação de pesquisa Halley está posicionada a pouco mais de 20 km da linha de ruptura.

Ruptura na fenda já era prevista

O professor Adrian Luckman rastreou imagens de satélite do Brunt nas últimas semanas e previu a ruptura. "Embora a quebra de grandes partes das plataformas de gelo da Antártica seja uma parte inteiramente normal de seu funcionamento, grandes eventos de ruptura, como o detectado na plataforma de gelo de Brunt na sexta-feira, permanecem bastante raros e emocionantes", disse à BBC News.

"Com três longas fendas em desenvolvimento ativo no sistema de plataforma de gelo de Brunt nos últimos cinco anos, todos nós estávamos prevendo que algo espetacular iria acontecer", continuou o especialista.

Ainda segundo o professor, somente o tempo dirá se mais pedaços se quebrarão nos próximos dias ou semanas. O último grande pedaço que se desprendeu na área foi no início dos anos 1970.

Os cientistas inspecionarão imagens de satélite assim que estiverem disponíveis. A esperança é que nenhuma instabilidade inesperada apareça na plataforma de gelo remanescente que mantém a base Halley.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: