Artes/cultura
05/03/2021 às 11:00•2 min de leitura
Com apenas 10 anos, a americana Hayley Arceneaux, começou um longo tratamento contra um tipo de câncer ósseo. Hoje, com 29 anos e totalmente curada da doença, Hayley foi escolhida para viajar ao espaço a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX, empresa de Elon Musk.
Após vencer a batalha contra o câncer, Arceneaux descobriu a sua vocação: ajudar outras crianças que estão passando pela mesma situação. Atualmente, ela trabalha como assistente médica de crianças com leucemia e linfoma no mesmo hospital onde ficou internada na infância.
Por conta de sua linda história de superação, a sobrevivente foi a escolhida para representar o hospital em uma missão espacial prevista para o fim de 2021. A vaga era destinada para um profissional de saúde que representasse esperança. Sendo assim, Hayley se tornará a americana mais jovem a viajar ao espaço.
Fonte: BBC/Divulgação
A missão será comandada pelo empresário bilionário, Jared Isaacman, um piloto experiente de aeronaves comerciais e militares. Isaacman foi quem comprou os quatro lugares a bordo da missão, que foi batizada de Inspiration4 (em português, "Inspiração4") e se baseia em quatro pilares: liderança, esperança, generosidade e prosperidade.
Além da vaga preenchida por Hayley Arceneaux, o hospital tem direito a mais uma posição na missão espacial: a última vaga será disputada em uma competição entre empreendedores que usam a plataforma Shift4Shop, parte da empresa de Isaacman.
Os tripulantes devem decolar do Complexo 39 de lançamento do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. O foguete será um Falcon 9, da SpaceX. O objetivo da missão é orbitar a Terra por três dias na cápsula Dragon.
Fonte: SpaceX/Reprodução
Apaixonada por viajar, Arceneaux acreditava que nunca poderia ser uma astronauta pelo seu histórico de câncer e pelo fato de ter uma prótese na perna — a NASA é conhecida por ser extremamente rígida na avaliação médica dos seus futuros astronautas.
Com as missões espaciais civis, patrocinadas por empresas ou pessoas privadas, a possibilidade de pessoas como a profissional de saúde viajarem ao espaço se tornou realidade.
Hayley Arceneaux já visitou o complexo da SpaceX, onde teve as suas medidas tiradas para o traje espacial da missão. Todos os tripulantes também passarão por um treinamento que inclui simulações da missão, exercícios de gravidade zero e testes para lidar com situações de emergência.