Mulher mais jovem que vai viajar ao espaço venceu câncer quando criança

05/03/2021 às 11:002 min de leitura

Com apenas 10 anos, a americana Hayley Arceneaux, começou um longo tratamento contra um tipo de câncer ósseo. Hoje, com 29 anos e totalmente curada da doença, Hayley foi escolhida para viajar ao espaço a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX, empresa de Elon Musk.

Como Hayley Arceneaux foi escolhida?

Após vencer a batalha contra o câncer, Arceneaux descobriu a sua vocação: ajudar outras crianças que estão passando pela mesma situação. Atualmente, ela trabalha como assistente médica de crianças com leucemia e linfoma no mesmo hospital onde ficou internada na infância.

Por conta de sua linda história de superação, a sobrevivente foi a escolhida para representar o hospital em uma missão espacial prevista para o fim de 2021. A vaga era destinada para um profissional de saúde que representasse esperança. Sendo assim, Hayley se tornará a americana mais jovem a viajar ao espaço.

Fonte: BBC/DivulgaçãoFonte: BBC/Divulgação

Tripulação

A missão será comandada pelo empresário bilionário, Jared Isaacman, um piloto experiente de aeronaves comerciais e militares. Isaacman foi quem comprou os quatro lugares a bordo da missão, que foi batizada de Inspiration4 (em português, "Inspiração4") e se baseia em quatro pilares: liderança, esperança, generosidade e prosperidade.

Além da vaga preenchida por Hayley Arceneaux, o hospital tem direito a mais uma posição na missão espacial: a última vaga será disputada em uma competição entre empreendedores que usam a plataforma Shift4Shop, parte da empresa de Isaacman.

Os tripulantes devem decolar do Complexo 39 de lançamento do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. O foguete será um Falcon 9, da SpaceX. O objetivo da missão é orbitar a Terra por três dias na cápsula Dragon.

Fonte: SpaceX/ReproduçãoFonte: SpaceX/Reprodução

Preparação para o espaço

Apaixonada por viajar, Arceneaux acreditava que nunca poderia ser uma astronauta pelo seu histórico de câncer e pelo fato de ter uma prótese na perna — a NASA é conhecida por ser extremamente rígida na avaliação médica dos seus futuros astronautas

Com as missões espaciais civis, patrocinadas por empresas ou pessoas privadas, a possibilidade de pessoas como a profissional de saúde viajarem ao espaço se tornou realidade.

Hayley Arceneaux já visitou o complexo da SpaceX, onde teve as suas medidas tiradas para o traje espacial da missão. Todos os tripulantes também passarão por um treinamento que inclui simulações da missão, exercícios de gravidade zero e testes para lidar com situações de emergência.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: