Chimpanzés entediados 'conversam' por vídeo em zoológicos tchecos

25/03/2021 às 10:002 min de leitura

Colaboradores do Dvur Králové Safari Park e Zoológico de Brno, na Tchéquia, montaram em suas instalações telões com chat por vídeo para ocupar o tempo de chimpanzés entediados, que haviam perdido a interação com visitantes e outros animais devido ao isolamento causado pela covid-19.

Como animais extremamente sociáveis, os chimpanzés precisam estar constantemente entretidos durante o período em que estão acordados, e não somente com brinquedos, alimentos e equipamentos em geral, mas com a percepção da proximidade humana, algo que foi impactado diretamente devido à ausência do público. O desafio dos zoológicos, então, foi dar um novo ponto de vista para os animais, que passaram a ver, por cerca de 8 horas diárias, o dia a dia de seus companheiros.

(Fonte: Dvur Králové Safari Park / Reprodução)(Fonte: Dvur Králové Safari Park / Reprodução)

"Os chimpanzés são muito inteligentes e, portanto, precisam de muitos estímulos para mantê-los ativos, ágeis e felizes. A chave é continuar a pensar em novas maneiras e tipos de enriquecimento todos os dias para mantê-los ocupados", disse Michal Štastný, porta-voz do Dvur Králové Safari Park. "Os chimpanzés gostam de observar as pessoas e também seus cães, que são permitidos no zoológico. Às vezes, eles gostam de pequenos jogos com visitantes, como persegui-los, uivar para eles e outras brincadeiras regulares de chimpanzés."

Campanha de sucesso

Segundo Michal Štastný, a campanha do Facetime mostrou-se um verdadeiro sucesso, chegando até mesmo a inspirar outros zoológicos a implantarem os telões em suas instalações. A administração dos locais acredita que os animais receberam muito bem a novidade, conseguindo suprir parcialmente o distanciamento de visitantes. 

"Qualquer coisa nova é muito interessante para eles. Especialmente durante os primeiros dias, o grupo inspecionava cuidadosamente o que estava acontecendo", disse o porta-voz. "Alguns deles traziam sua própria comida para mostrar para outros chimpanzés, como fariam com os regulares novatos. Os chimpanzés também parecem gostar de ver os cuidadores do zoológico em Brno fazendo seu trabalho."

(Fonte: Dvur Králové Safari Park / Reprodução)(Fonte: Dvur Králové Safari Park / Reprodução)

Apesar de a novidade ter distraído os animais, os telões de Facetime estão com seus dias contados nos parques, visto que os chimpanzés logo deverão se cansar das chamadas de vídeo e voltarão a se concentrar em suas rotinas. Dessa forma, os colaboradores dos zoológicos já planejam as novidades que implantarão nas próximas semanas, enquanto aguardam pacientemente a abertura de portas e o alívio da pandemia.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: