Seja o primeiro a compartilhar

Quando os planetas do Sistema Solar foram descobertos?

Localizado dentro da Via Láctea, o nosso Sistema Solar é composto por oito planetas com características distintas e com distâncias diferentes em relação ao sol. Exceto pela Terra, que não precisou ser descoberta por já ser o lar dos seres humanos, os outros sete astros do sistema planetário foram sendo encontrados aos poucos pela ciência.

Por isso, hoje nós falaremos um pouco sobre esses grandes marcos para a astrologia.

Mercúrio

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Por ser visível a olho nu pelos habitantes da Terra, não existe uma data exata para a descoberta de Mercúrio. Entretanto, a primeira vez que o menor planeta do Sistema Solar foi documentado ocorreu no Mul.apin, o maior registro sobrevivente de estrelas e constelações da Babilônia que data para 1.000 a.C.

Vênus

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A primeira observação em escrito sobre Vênus foi registrada em um texto babilônico de 1.600 a.C. — um dos documentos astronômicos sobreviventes mais velhos da sociedade. Em 1610 d.C., Galileo Galilei observava o segundo planeta do Sistema Solar por um telescópio e notou que ele passava por "fases" semelhantes as da Lua.

Essa observação colaborou com a visão copernicana de que os planetas orbitavam ao redor do Sol e não ao redor da Terra.

Marte

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Os primeiros registros históricos de marte datam para o segundo milênio a.C. através de estudos feitos por astrônomos egípcios. No ano 300 a.C., o filósofo Aristóteles notou que Marte ficava mais distante da Terra do que a Lua após notar que o satélite terrestre passava em frente ao planeta vermelho nos telescópios.

Júpiter

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Os primeiros documentos sobreviventes sobre Júpiter foram feitos pelos babilônios entre o sétimo e oitavo século a.C. Em 1610 d.C., Galileo também descobriu que o maior planeta do Sistema Solar possuía quatro luas próprias. este foi o primeiro registro de um centro de movimento que não girava em torno da Terra.

Saturno

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Saturno é o último planeta sem uma data precisa de descoberta por também poder ser visto a olho nu da Terra, mas ao que tudo indica foi registrado pela primeira vez pelos assírios.

Também chamado de "a estrela de Ninib", o povo semita relatou ter observado um brilho noturno por volta de 700 a.C.

Urano

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Nomeado em homenagem ao deus grego do céu, Urano, o sétimo planeta do Sistema Solar foi descoberto pelo astrônomo William Herschel em 1781. Em 1977, o Observatório de Perth, na Austrália, percebeu que o planeta também é dono de uma faixa de anéis semelhantes aos de Saturno.

Netuno

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)


A descoberta de Netuno, oitavo e último planeta do Sistema Solar, é creditada ao astrônomo inglês John Couch Adams em 1864. Aos 24 anos, Adams foi foi a primeira pessoa a prever a posição de uma massa planetária após Urano.

Netuno leva cerca de 165 anos terrestres para dar uma volta ao Sol, visto que está localizado 30 vezes mais distante da estrela central do que a Terra.

 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.