8 fatos curiosos sobre o beija-flor

12/04/2021 às 08:002 min de leitura

Encontrados principalmente nas Américas, os beija-flores chamam a atenção pela beleza, agilidade e a sua forma única de voar. Há mais de 300 espécies catalogadas atualmente, pertencentes à família Trochilidae, das quais aproximadamente 80 estão no Brasil.

O que você sabe sobre este animal fascinante, também conhecido como colibri? Veja, a seguir, 8 curiosidades a respeito do beija-flor.

1. Ele odeia frio

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

O frio não atrai a maioria das espécies de beija-flor. Por isso, boa parte deles migra para a região tropical quando o inverno chega no norte. A espécie Rufous, por exemplo, viaja 5 mil km para escapar dos ventos gelados.

2. O beija-flor voa para trás

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Além de bater asas até 80 vezes por segundo, alcançar 54 km/h de velocidade durante o voo e de pairar no ar, o colibri é o único pássaro no mundo que pode voar para trás, demonstrando habilidades incríveis.

3. Comendo sem parar

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Voar a altas velocidades demanda um alto gasto energético. Para garantir o combustível necessário, o beija-flor come até oito vezes a cada hora. Haja insetos e néctar.

4. Estado de torpor à noite

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Com um metabolismo muito rápido, o colibri morreria se dormisse como os demais animais. Para garantir as condições ideais na hora do descanso, este pássaro entra em estado de torpor à noite.

5. Adorado pelos Astecas

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Sabia que o Deus do Sol e da Guerra dos Astecas era associado ao beija-flor? A beleza, a capacidade de flutuar e até a forma de consumir o néctar encantaram o povo que vivia na região central do México.

6. Menor pássaro do mundo

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Em geral, a maioria dos colibris mede de 7,5 cm a 13 cm. Mas o colibri abelha, nativo de Cuba, é ainda menor, medindo apenas 5 cm e pesando 1,6 g.

7. Fugindo dos predadores

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

A beleza desta ave atrai não só os humanos, como também cobras, lagartos e até insetos e aranhas, que estão entre os predadores naturais dela.

8. Cuidado! Beija-flor bravo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Apesar da aparência frágil, o beija-flor defende o seu espaço como ninguém, não tendo medo nem de outros pássaros maiores.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: