Saúde/bem-estar
12/04/2021 às 08:00•2 min de leitura
Encontrados principalmente nas Américas, os beija-flores chamam a atenção pela beleza, agilidade e a sua forma única de voar. Há mais de 300 espécies catalogadas atualmente, pertencentes à família Trochilidae, das quais aproximadamente 80 estão no Brasil.
O que você sabe sobre este animal fascinante, também conhecido como colibri? Veja, a seguir, 8 curiosidades a respeito do beija-flor.
(Fonte: Pixabay)
O frio não atrai a maioria das espécies de beija-flor. Por isso, boa parte deles migra para a região tropical quando o inverno chega no norte. A espécie Rufous, por exemplo, viaja 5 mil km para escapar dos ventos gelados.
(Fonte: Pixabay)
Além de bater asas até 80 vezes por segundo, alcançar 54 km/h de velocidade durante o voo e de pairar no ar, o colibri é o único pássaro no mundo que pode voar para trás, demonstrando habilidades incríveis.
(Fonte: Pixabay)
Voar a altas velocidades demanda um alto gasto energético. Para garantir o combustível necessário, o beija-flor come até oito vezes a cada hora. Haja insetos e néctar.
(Fonte: Unsplash)
Com um metabolismo muito rápido, o colibri morreria se dormisse como os demais animais. Para garantir as condições ideais na hora do descanso, este pássaro entra em estado de torpor à noite.
(Fonte: Unsplash)
Sabia que o Deus do Sol e da Guerra dos Astecas era associado ao beija-flor? A beleza, a capacidade de flutuar e até a forma de consumir o néctar encantaram o povo que vivia na região central do México.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Em geral, a maioria dos colibris mede de 7,5 cm a 13 cm. Mas o colibri abelha, nativo de Cuba, é ainda menor, medindo apenas 5 cm e pesando 1,6 g.
(Fonte: Unsplash)
A beleza desta ave atrai não só os humanos, como também cobras, lagartos e até insetos e aranhas, que estão entre os predadores naturais dela.
(Fonte: Pixabay)
Apesar da aparência frágil, o beija-flor defende o seu espaço como ninguém, não tendo medo nem de outros pássaros maiores.