Cientistas desvendam o mistério do gigante de Cerne Abbas

26/05/2021 às 04:002 min de leitura

Um dos mistérios mais pesquisados e debatidos no planeta, o desenho de um gigante nu de 66 metros de altura, armado com uma clava e com o pênis ereto, nas colinas de Dorset, na Inglaterra, sempre desafiou os cientistas sobre como foi desenhado em giz com essas dimensões e também o motivo da escultura. Recentemente, uma equipe de cientistas descobriu quando o gigante foi desenhado.

Fonte: National Trust/ReproduçãoFonte: National Trust/Reprodução

O líder do estudo, Mike Allen, geoarqueólogo da Allen Environmental Archaeology de Coldford no Reino Unido, reconheceu à BBC que, após um ano debruçado sobre o estranho entalhe nas colinas de Dorset, os resultados obtidos “não foram os esperados”. Para ele, “todo mundo estava errado e isso torna esses resultados ainda mais emocionantes".

Como as primeiras referências conhecidas a respeito do gigante do condado de Cerne Abbas datam de apenas 300 anos, acreditava-se que essa poderia ser a sua idade. No entanto, observa Allen, “muitos arqueólogos e historiadores pensaram que ele era pré-histórico ou pós-medieval, mas não medieval”.

Como foi descoberta a idade do gigante?

Julie Gardiner e Mike Allen (Fonte: National Trust/Reprodução)Julie Gardiner e Mike Allen (Fonte: National Trust/Reprodução)

Para estabelecer a idade verdadeira do gigante, a equipe de Allen fez coletas de amostra do solo, tanto do contorno de giz como de suas proximidades. Em seguida, utilizando uma tecnologia chamada luminescência estimulada opticamente, eles conseguiram determinar quando os grãos individuais de areia no sedimento foram expostos à luz solar pela última vez.

Retiradas dos cotovelos e dos pés do gigante em março de 2020, as substâncias do solo foram analisadas pelos especialistas durante 12 meses. Eles descobriram que as amostras mais antigas de giz datavam entre 650 e 1310 d.C., enquanto o solo circundante, entre 700 a 1100 d.C.

Portanto, os dados indicam que o gigante não pode ser mais velho do que isso, situando a sua criação em algum momento da última parte do período saxão, época da história da Grã-Bretanha medieval que se estende 410 a 1066 d.C. De acordo com a pesquisa, o gigante de Dorset ficou esquecido durante gerações, podendo ter ficado encoberto pela grama alta do local.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: