publicidade

Tartarugas, cágados e jabutis: saiba a diferença entre eles

17/06/2021 às 03:002 min de leitura

Às vezes, por desconhecimento, temos uma tendência a agrupar animais como se fossem uma coisa só. Uma das espécies mais comuns no nosso cotidiano, mas, ao mesmo tempo, pouco conhecida são os quelônios, que generalizamos como "tartarugas". Só que existem grandes diferenças entre estas, os cágados e os jabutis. Confiram algumas dessas características.  

Tartarugas

Fonte: US Department of Interior/ReproduçãoFonte: US Department of Interior/Reprodução

Embora tenhamos o hábito de enquadrar todos os quelônios como tartarugas, estas possuem uma característica fundamental: passam suas vidas inteiras na água (doce ou salgada), saindo apenas durante a desova. Por serem animais essencialmente aquáticos, seus cascos são mais leves, porém fortes, e suas patas são hidrodinâmicas, sem dedos e em forma de nadadeiras. 

Tartarugas conseguem retrair a cabeça para dentro do casco sem dobrar e se alimentam de peixes, moluscos, crustáceos e algas. Seus maiores predadores, exceto o homem, surgem no momento no nascimento, quando as tartaruguinhas recém-nascidas saem dos ovos enterrados na areia da praia e precisam encontrar o mar. De mil delas, apenas duas chegarão à fase adulta.

Cágados

Fonte: Jardim Botânico/ReproduçãoFonte: Jardim Botânico/Reprodução

Os cágados são quelônios semiaquáticos: passam parte de suas vidas na água, e parte em terra. Por isso, embora tenham patas com dedos e unhas, possuem uma membrana interdigital que funciona como uma nadadeira na água, pois os cágados são animais de água doce.

O casco dos cágados é mais achatado que os demais quelônios, e eles se protegem dentro destas carapaças, dobrando seus pescoços lateralmente. Embora sejam também animais carnívoros, com preferência para peixes e crustáceos, algumas espécies são onívoras, consumindo vegetais.

Jabutis

Fonte: WikipediaFonte: Wikipedia

Ao contrário das tartarugas e cágados, os jabutis são totalmente terrestres. Por não precisar nadar, seu casco é alto e pesado. Para suportar esse casco, os animais têm patas fortes e cilíndricas, parecidas com as dos elefantes. Por esse motivo, os jabutis se movem de forma muito lenta, o que gerou esta fama negativa para todos os quelônios.

Seja como for, esses répteis conseguem obter sua alimentação, que é basicamente vegetariana, com raríssimas exceções. Jabutis comem frutas, legumes e verduras, e, assim como as tartarugas, seus pescoços se retraem verticalmente para dentro dos cascos.

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: