Por que as tartarugas são tão lentas?

As tartarugas desde sempre foram alvos de piada por conta de suas velocidades — tanto que viraram tema de contos infantis como em "A Lebre e a Tartaruga". Desde então, é comum que os seres humanos sigam se perguntando por que elas são tão lentas. Afinal, as tartarugas são os animais mais vagarosos do mundo?

Por mais estranho que seja, a velocidade das tartarugas na verdade é um importante fator de sobrevivência das espécies e ajuda muito em suas jornadas. Além disso, algumas tartarugas aquáticas costumam nadar mais rápido do que muitos peixes por aí. Vamos entender um pouco mais sobre essas impressionantes criaturas!

Devagar e sempre

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

As tartarugas levam a sério o lema "a pressa é inimiga da perfeição". De fato, elas se movem lentamente porque o estilo de vida da espécie e o ambiente no qual estão inseridas não exige qualquer tipo de velocidade. Por serem herbívoros, esses animais não precisam ser ágeis para caçar alimento.

Além disso, a carcaça dura que as protege faz com que muitos predadores não se interessem por elas. Ou seja, não existem razões para que elas andem de outra forma senão devagar e sempre. Esse inclusive é um dos motivos para diversas espécies conseguirem viver por longos períodos.

Por possuírem um metabolismo extremamente lento, as tartarugas estão entre os vertebrados que vivem por mais tempo. Como andam devagar e seu corpo não consume muita energia, elas podem ficar muito tempo sem comida e mesmo assim continuarem bastantes saudáveis.

Velocidade das tartarugas

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Apesar da maioria das tartarugas serem consideradas incrivelmente lentas, especificamente as terrestres, é importante destacar que nem todas as espécies se locomovem tão vagarosamente assim. Isso vale especialmente para a maioria das espécies de tartarugas marinhas.

Algumas tartarugas terrestres até desenvolveram a habilidade de correr, mas só a utilizam em situações específicas e raras. Por outro lado, quando as tartarugas marinhas perseguem e atacam suas presas, elas podem alcançar a velocidade de um carro de corrida. Entretanto, a velocidade máxima só pode ser mantida por menos de um segundo.

Esses são alguns exemplos da velocidade média e peso de algumas espécies marinhas:

  • Tartaruga-verde: 30 km/h pesando 100-300 kg.
  • Tartaruga-marinha-comum: 24 km/h pesando 150-600 kg.
  • Tartaruga-de-couro: 35 km/h pesando 250-700 kg. 
  • Tartaruga-oliva: 27 km/h pesando 25-46 kg. 
Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.