Marte pode ter dúzias de lagos em seu polo sul, diz novo estudo

30/06/2021 às 09:302 min de leitura

Ao contrário das imagens desérticas do planeta Marte que assistimos nos vídeos remetidos à Terra pelas câmeras do rover Perseverance desde fevereiro, parece que não só existem lagos no polo sul do planeta vermelho, como o número desses corpos de água pode ser bem maior do que os cientistas pensavam.

Mars Express (Fonte: ESA/Divulgação)Mars Express (Fonte: ESA/Divulgação)

Essa história de lagos em Marte começou em 2018, quando alguns pesquisadores que analisavam dados remetidos à Terra pela sonda Mars Express anunciaram a descoberta de um grande lago subterrâneo no polo sul do planeta. Segundo os cientistas, o lago teria cerca de 19 quilômetros de largura, mas estava localizado 1,6 km abaixo da superfície fria e seca.

Considerado controverso, o estudo foi revisto no ano passado pela mesma equipe, utilizando o mesmo instrumento de investigação: o radar sonoro italiano MARSIS a bordo da sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA). 

Dados do radar MARSIS em 2020 revelam possível lago (Fonte: J. Cowart/Fu Berlin/DLR/ESA/Reprodução)Dados do radar MARSIS em 2020 revelam possível lago (Fonte: J. Cowart/Fu Berlin/DLR/ESA/Reprodução)

Um novo estudo sobre os lagos de Marte

Na revisão, não só os cientistas confirmaram a natureza líquida do lago observado anteriormente, como conseguiram identificar três novos lagos, com dimensões de 10 por 10 km de área. A coautora do estudo, Elena Pettinelli, da Universidade Roma Tre, explicou ao site Space.com que algumas faixas de rocha seca separam esses corpos d'água menores do lago principal.

Publicada neste mês (16) na revista Geophysical Research Letters por uma equipe diferente, uma nova pesquisa envolveu a análise de 44 mil observações que o MARSIS realizou na região polar sul de Marte ao longo de 15 anos. O doutorando Aditya Khuller, da Universidade Estadual do Arizona, e Jeffrey Plaut, do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA encontraram dezenas de reflexos de radar iguais aos quatro anteriores.

Os pontos coloridos podem se referir a possíveis corpos de água (Fonte: ESA/NASA/JPL-Caltech/Reprodução)Os pontos coloridos podem se referir a possíveis corpos de água (Fonte: ESA/NASA/JPL-Caltech/Reprodução)

Plaut, que é um dos operadores do radar MARSIS, afirmou em comunicado não estar certo se todos esses sinais são água líquida ou não, mas são muito mais numerosos do que o artigo original detectou.  "Ou a água líquida é comum abaixo do polo sul de Marte, ou esses sinais são indicativos de alguma outra coisa", disse ele.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: