6 exposições sensacionais em museus pelo planeta

09/07/2021 às 04:002 min de leitura

Os museus são as formas mais concretas de se desenvolver um contato próximo entre as gerações atuais e a antiguidade, e vários deles são verdadeiros santuários de relíquias que abrigam pinturas, esculturas, registros fósseis, documentos e muito mais, apresentando as fascinantes narrativas dos antepassados em tours guiados que se caracterizam como extremamente valiosos.

Conheça abaixo alguns dos mais maravilhosos museus espalhados pelo planeta e veja alguns detalhes em vídeos sobre as exposições presentes em cada um deles.

1. "Tempo Profundo", no Museu Nacional de História Natural, Estados Unidos

Em um salão de 31 mil metros quadrados, a exposição Tempo Profundo leva o público em um verdadeiro passeio pela história, iniciando em um período de 4,6 bilhões de anos atrás e partindo para uma aventura que narra a evolução das espécies e do planeta. Uma das maiores atrações de Washington D.C. conta com telas touchscreen interativas, fósseis em tamanho real, mostras de preparação de registros documentais e uma interessante exploração sobre o aquecimento global e o impacto da ação humana nas alterações climáticas.

2. Galeria de caligrafia, no Museu de Xangai, China

Na China, a caligrafia (shufa) é considerada uma das Quatro Artes e é representada de forma grandiosa no Museu de Xangai. A galeria mostra características dos cinco estilos de escrita chinesa (selo, escribas, regular, comum e erva) sob a ótica do artista Jin Nong (1687-1763), que se expressava através da arte e da linguagem ao desenhar flores e imagens budistas.

3. Museu Solomon R. Guggenheim, Estados Unidos

Inaugurado em 21 de outubro de 1959, o Museu Solomon R. Guggenheim, que teve seu design inspirado pelo molusco Thatcheria mirabilis e pelo submarino Nautilus, de Vinte Mil Léguas Submarinas, abriga obras de Georges Braque, fundador do cubismo ao lado de Picasso, Juan Gris e Paul Klee, reforçando o teor matemático e o respeito pelas formas geométricas consideradas puras e orgânicas. 

4. Museu Egípcio, Egito

O Museu Egípcio, no Cairo, é o maior acervo de antiguidades faraônicas do planeta e contém cerca de 120 mil itens, oferecendo verdadeiras viagens pelo Antigo Egito onde é possível conhecer um pouco mais sobre a sociedade histórica e sobre os grandes líderes e referências. O centenário museu abriga registros de Ramsés III, Hatshepsut e muito mais, com o maior destaque sendo uma impressionante coleção do faraó Tutancâmon, que conta com tesouros como a lendária Máscara de Ouro.

5. Centro de Visitantes Maropeng, África do Sul

O Museu Maropeng é uma das atrações situadas no Berço da Humanidade, localizado em Joanesburgo, África do Sul. As principais exibições apresentadas no Centro de Visitantes estão relacionadas à evolução da vida humana e dos ancestrais ao longo de milhões de anos, que é relatada através de telas interativas, fotos, vídeos, fósseis originais e muito mais. Além disso, os turistas podem realizar passeios que simulam os elementos da natureza e detalham a Teoria de Gaia, hipótese que trata o planeta como um grande ser vivo.

6. Santuário do Livro, no Museu de Israel

A ala do Santuário do Livro, no Museu de Israel, em Jerusalém, guarda os sete Manuscritos do Mar Morto, textos e fragmentos compilados no século II a.C. pelo grupo apocalíptico messiânico dos Essênios. A enorme cúpula branca também expõe o bem preservado Pergaminho de Isaías, escrito no século II a.C., o Códex de Aleppo, nome dado para a Bíblia hebraica mais antiga que se tem conhecimento, e muitos outros documentos importantes para a formação da civilização do Oriente Médio.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: