Virologistas, imunologistas e epidemiologistas: quais as diferenças?

06/09/2021 às 13:002 min de leitura

Durante toda a pandemia ouvimos falar sobre os combatentes da linha de frente: profissionais da área da saúde que trabalham firmemente para descobrir as formas mais seguras de contornar a crise sanitária. Entre tantas especializações e nomenclaturas difíceis, os que mais se destacaram no cenário global foram os virologistas, imunologistas e epidemiologistas, responsáveis por fornecer boletins e atualizações sobre transmissão viral, impactos na saúde e outros detalhes relevantes. Mas você sabe quais são as diferenças entre os três?

Virologistas

A virologia é a especialidade biológica e médica responsável por estudar os vírus e suas estruturas. Assim, os profissionais da área se dedicam a aprender como ocorre a replicação do material genético viral, quais doenças são causadas pela categoria, como é realizada a classificação de um vírus, de que forma a organização interior impacta suas atividades e outras ações referentes ao corpo estranho.

(Fonte: Getty Images / Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Além disso, os virologistas têm função determinante no combate às viroses, já que seus estudos históricos sobre doenças e infecções, identificando semelhanças e diferenças entre grupos, contribuem para a eficácia de vacinas e no desenvolvimento de técnicas para o aprendizado do sistema imunológico.

Imunologistas

A imunologia é a área da medicina que estuda o sistema imunológico e as condições que podem afetá-lo nas mais diversas proporções. Popularmente chamada imunologia clínica, a especialidade trata imunodeficiência primária, rinite, sinusite, asma, urticária, conjuntivite e alergias alimentares e medicamentosas a partir de testes de exame de sangue, cutâneo e broncoevaporação, a fim de estudar o comportamento de doenças autoimunes ou alergias no organismo.

(Fonte: Medical Xpress / Reprodução)(Fonte: Medical Xpress/Reprodução)

Os profissionais da área também podem estudar vacinas e medicações que estimulem o sistema imunológico a fornecer respostas positivas a diversas condições, auxiliando na prevenção de inúmeros quadros e avaliando possíveis falhas no sistema.

Epidemiologistas

A epidemiologia é a ciência que estuda a frequência com que doenças se alastraram entre as populações, através de uma análise quantitativa de fenômenos e de observações entre os fatores condicionantes que determinam o surgimento de defeitos, incapacidade e mortes. Aqui, o foco é o que ocorre fora do corpo, para contribuir com o estudo do controle de problemas relacionados à saúde.

Sob essa ótica, o epidemiologista é o profissional que fica responsável pela coleta e análise de dados relevantes, utilizando conhecimentos específicos para acompanhar a disseminação de uma doença, investigar como ela é transmitida, identificar quais demografias ela afeta, aconselhar as pessoas sobre quais medidas de segurança tomar para não serem infectadas, e definir iniciativas que sirvam como suporte ao planejamento, gestão e aplicação de medidas sociais.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: