Qual é a ponte mais longa do mundo?

02/11/2021 às 13:002 min de leitura

A Ponte Rio-Niterói é um exemplo clássico de um projeto humano colossal e chama atenção por sua impressionante extensão de 13,2 km — sendo assim reconhecida como a maior ponte do Brasil. Entretanto, a nossa maior criação não chega nem perto das maiores pontes do mundo no quesito comprimento.

Afinal, quem fica com a primeira colocação? Segundo a Encyclopaedia Britannica, a maior ponte do mundo é a Ponte Danyang-Kunshan — a linha de Alta Velocidade Pequim-Xangai —, localizada na China. Inaugurada em 2011, o viaduto tem magníficos 165 km de extensão.

Planejamento da ponte

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A Ponte Danyang-Kunshan parece ter nascido de uma hora para outra. Foram necessários apenas quatro anos para que a China pudesse inaugurá-la, além de 10 mil funcionários e um custo total de US$ 8,5 bilhões. Durante seu trajeto, a ponte atravessa alguns campos de arroz ao longo do rio Yangtzé, onde a maior parte do projeto foi construída em uma distância variando entre 8 km e 80 km da margem sul.

Além disso, uma pequena parte foi construída sobre as águas abertas do Lago Yangcheng, com somente 9 km de comprimento e suportada por 2 mil pilares. Apesar de ter sido construído, em média, a 31 metros do chão, um fato curioso sobre esse viaduto é que ele varia de altura em determinadas seções.

Embora já exista há uma década, a Ponte de Danyang-Kunshan segue sustentando o primeiro lugar no Guinness World Records como a maior ponte do mundo, seguida de perto pelo Viaduto Changhua–Kaohsiung, em Taiwan. Construída em 2007 para resistir a terremotos, esse projeto tem 157,3 km de comprimento. 

Pontes notáveis ao redor do mundo

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Embora a Ponte Danyang-Kunshan tenha ficado conhecida como a maior ponte do mundo, ela continua sendo utilizada somente para linhas de trens de alta velocidade na China. Na verdade, a maior ponte de asfalto do planeta fica localizada na Tailândia e se chama Bang Na Expressway.

Construída nos anos 2000, esse viaduto tem 55 km de comprimento e se divide em seis pistas que atravessam um pequeno ponto de água no rio Bang Pakong. Conforme os engenheiros responsáveis pelo projeto, essa ponte também tem 1,9 milhão de km² apenas com sua área de superfície. 

Maior ponte sobre a água

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Entre a categoria de maiores pontes do mundo, a Ponte do Lago Pontchartrain, nos Estados Unidos, candidata-se como a ponte contínua mais longa do mundo sobre a água. O projeto consiste em duas pontes paralelas, com a maior delas medindo 39 km de comprimento. 

Segundo o Instituto Americano de Concreto, as duas vias são sustentadas por 9,5 mil pilares de concreto. Em 2011, a ponte do estado de Lousiana ganhou uma desafiante quando a China alegou que a Ponte da Baía de Jiaozhou apresentava a maior extensão na água, medindo 42,5 km. 

Então, o Guinness World Records decidiu dividir o título em duas partes: o viaduto chinês ficaria com o título de ponte mais longa sobre a água no agregado, enquanto a versão norte-americana seria conhecida por ser a ponte contínua mais longa. Em Jiaozhou, vias terrestres e túneis marítimos também fazem parte da estrutura do projeto.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: