9 fatos curiosos sobre a Terra

28/01/2022 às 09:302 min de leitura

O quanto você sabe sobre o planeta em que está vivendo? Apesar de a Terra ser apenas um pequeno pontinho azul comparada à imensidão do universo, o espaço em que habitamos tem uma enorme quantidade de segredos e a cada dia nos surpreende mais com suas particularidades.

Pensando nisso, nós fizemos uma lista com nove fatos extremamente peculiares sobre a Terra para você aprender ainda mais sobre a nossa casa. Depois nos conte qual foi a que mais surpreendeu.

1. Mapas mais velhos da Terra

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Os mapas são usados como uma forma de auxiliar a navegação dos seres humanos há muito tempo e, por isso, alguns dos mapas mais antigos do mundo têm milhares de anos. Inclusive, existem relatos de que há um mapa encontrado nas cavernas de Lascaux, na França, que data de cerca de 14.500 a.C.

2. Tamanho da Groenlândia

No passado, os mapas feitos através da projeção de Mercator costumavam alongar as áreas dos países mais próximos aos polos do planeta. Isso significa que países como a Groenlândia foram distorcidos e pareciam ser muito maiores do que realmente eram.

Podemos até pensar que a Groenlândia é do tamanho da África vendo as imagens, mas a verdade é que a ilha caberia 14 vezes dentro do continente africano.

3. Aristóteles sabia sobre o formato da Terra

Antes mesmo que os terraplanistas virassem uma tendência no século XXI, o filósofo Aristóteles sempre sobre que o nosso planeta não era plano. Em suas obras, ele descreve como se movimentar de norte a sul faz com que você veja estrelas diferentes no céu. O resultado de uma mudança de horizonte não ocorreria em uma Terra plana. 

4. Ficção científica na Terra

(Fonte: Warner Bros./Divulgação)(Fonte: Warner Bros./Divulgação)

Apesar de grande parte das obras de ficção científica falarem sobre outros planetas, a Terra também foi cenário para alguns enredos bastante interessantes. O livro Viagem ao Centro Da Terra (1864), de Júlio Verne, mostra bem como existem diversos aspectos em nosso planeta que despertam curiosidade e que ainda não exploramos completamente.

5. Formação do planeta

Nós não sabemos exatamente quanto tempo a Terra demorou para se formar por completo. Entretanto, existem algumas estimativas que podem nos ajudar a entender essa situação. Um estudo feito em fevereiro de 2020 pela Universidade de Copenhague sugere que tenha demorado 5 milhões de anos até que "tudo estivesse pronto" — metade do tempo apontado por outros pesquisadores.

6. População da Terra

Embora vivamos em um planeta com muita diversidade, seres humanos e animais de criação representam 95% de todos os vertebrados terrestres que andam pela Terra. Além disso, somos nós que consumimos a maior parte dos recursos naturais. Entre 25% e 40% de toda a energia capturada pelas plantas é usada por humanos e gado.

7. Espécies conhecidas

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Os humanos podem até ser considerados a espécie dominante em nosso planeta, mas, em questão de números, 80% das espécies que conhecemos até hoje são insetos — totalizando mais de 1 milhão. Por isso, não é nada bizarro encontrar uma formiga por qualquer lugar que você andar.

8. Fonte de alimento

Por mais incrível que pareça, apenas quatro culturas de alimento são responsáveis por dois terços de toda a oferta mundial de comida: trigo, milho, arroz e soja. Inclusive, diminuir essa dependência é uma forma que os pesquisadores têm incentivado para reduzir as nossas emissões de dióxido de carbono.

9. Nossos oceanos

Existem cinco grandes oceanos na Terra: Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico e Antártico. O último da lista, entretanto, ainda não é reconhecido por todas as instituições e países ao redor do planeta. Inclusive, algumas fontes de ensino só consideram os três primeiros da lista.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: