A baleia-assassina é tão mortal quanto dizem? Ela come humanos?

22/03/2022 às 06:302 min de leitura

Quem assistiu à série de filmes Free Willy, provavelmente, já sabe que a baleia retratada nas aventuras é uma orca. Aliás, muita gente se pergunta até hoje como um animal tão fofo quanto o mostrado nos filmes pode ganhar um apelido tão negativo como o de "baleia-assassina".

Mas será mesmo que as orcas são tão mortais assim?

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Grandes e excelentes caçadoras

Curiosamente esse animal tende a considerar o homem como algo amigável. Existem algumas teorias para isso. 

Alguns tratadores e especialistas em orcas dizem que, para uma baleia-assassina, não temos nenhuma semelhança com suas presas. 

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Outra ideia é de que o sabor da carne humana é pouco interessante para seu paladar

Mas mesmo que tais explicações ainda careçam de estudos não chegam a ser tão estranhas quando consideramos que esses animais são muito sociáveis e inteligentes.

Um exemplo disso, é que as orcas contam com um complexo sistema de sons para comunicação e usam a ecolocalização para caçar suas presas.

Então, por que as orcas são chamadas de baleias-assassinas?

O termo baleia-assassina existe há séculos, embora algumas pessoas acreditem que ele tenha a ver com ataques aos seres humanos

Alguns pesquisadores dizem que pescadores espanhóis que viram de perto o comportamento predatório desse animal no oceano foram os responsáveis por cunhar o termo. 

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

No que diz respeito aos seres humanos é interessante esclarecer que os registros fatais são poucos, sendo que temos conhecimento de apenas quatro nas últimas décadas.

A maioria desses raríssimos ataques envolveram orcas fora de seu hábitat. Por exemplo, as criadas em parques ou zoológicos. Um desses casos foi a orca Tilikum que matou a sua tratadora, Dawn Brancheau, em um parque temático de Orlando (Estados Unidos), em 2010.

Para especialistas que estudam esses animais marinhos, uma das principais razões de uma baleia-assassina atacar um humano nesses ambientes é o estresse que o animal precisa suportar. 

Veja bem, o bicho fica preso em um mesmo tanque por décadas até sua morte, precisa agir como se fosse um artista e, como se isso não bastasse, a orca pode se sentir isolada, especialmente por estar afastada da família.

Até hoje, existe apenas um registro de uma baleia-assassina atacando um humano na natureza.

Por outro lado, se observarmos o comportamento das orcas em seu ambiente natural o apelido até se justifica, visto que são muito propensas a caçar e matar violentamente a maioria dos animais marinhos de tamanho considerável.

(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O cardápio de uma baleia-assassina é muito diverso, contendo peixes, leões marinhos, focas, pinguins e até algumas espécies de golfinhos, mas isso é raro, já que os parentes menores das orcas são muito mais rápidos que elas. 

Mas como são inteligentes e trabalham bem em grupo podem matar até baleias maiores, a exemplo do caso registrado em 2019 na região de Bremer Bay (Austrália), quando um grupo de orcas se uniu e matou uma baleia-azul adulta, um animal que pode chegar até 24 metros de comprimento, enquanto uma baleia-assassina atinge, no máximo, 9 metros.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: