Os 7 robôs mais incríveis do mundo

23/03/2022 às 12:003 min de leitura

A ciência é fantástica e deu mais uma prova disso com o robô Mini Cheetah, desenvolvido por pesquisadores do MIT. Utilizando simulações com inteligência artificial super avançada, os cientistas conseguiram fazer com que o robô adiantasse seu processo de aprendizagem.

Em somente três horas, o Mini Cheetah acumulou o equivalente a 100 dias de treinos. Agora, ele consegue correr mais rápido. Um avanço gigantesco se levarmos em consideração que o primeiro animal robótico foi construído há somente 23 anos. Que tal conhecer a história de 7 robôs incríveis? Acompanhe.

1. Mini Cheetah

(Fonte: Reprodução/Mundo Conectado)(Fonte: Reprodução/Mundo Conectado)

O Mini Cheetah não poderia ficar fora desta lista, não é mesmo? Esses pequenos robôs desenvolvidos pela equipe de cientistas do MIT são considerados uma revolução das máquinas. Em fase de aprimoramento, esse robô foi desenvolvido para possuir e realizar, com perfeição, tarefas motoras, como andar, correr e pular.

Há o desejo de que possa, em algum momento, ser utilizado para trabalhos de reconhecimento de terrenos difíceis ou considerados perigosos e, num futuro distante, possam realizar tarefas mais completas, como entregas de encomendas.

2. Atlas

(Fonte: Reprodução/Engenharia360)(Fonte: Reprodução/Engenharia360)

A Boston Dynamics é uma empresa com foco em engenharia e design de robótica muito conhecida por seu trabalho. Não à toa, entra para a lista com o simpático robô Atlas. O Atlas é um robô humanoide bípede, projetado para realizar uma série de tarefas de busca e resgate.

Seu sistema permite uma locomoção ágil e diversificada, pois a ideia sempre foi desenvolver um robô capaz de emular a força, o equilíbrio e a agilidade do ser humano. Até parkour o Atlas faz.

3. Sophia

Criada pela Hanson Robotics, a robô Sophia é sucesso desde 2017, muito em virtude de sua semelhança com um ser humano. Mas essa semelhança só é garantida se você não expiar a parte traseira, que mantém os fios de sua cabeça expostos.

A robô usa uma inteligência artificial bastante avançada, tornando-a capaz de estabelecer diálogos e demonstrar expressões faciais representando diversos sentimentos. Seu maior feito, sem dúvida, foi dizer, em uma entrevista no ano de 2017, que destruiria a humanidade. Senso de humor apurado, hein?

4. ASIMO

ASIMO, um pequeno robô humanoide desenvolvido pela Honda, já entrou na vida adulta. Isso porque sua primeira unidade saiu dos laboratórios de tecnologia da marca japonesa no ano 2000. O ASIMO (acrônico de Advanced Step in Innovative Mobility) partiu de uma pesquisa em robótica iniciada no ano de 1986.

Além de ter forma assemelhada à humana, ele é capaz de realizar várias tarefas, como caminhar, subir e descer escadas. Ele, hoje, é comercializado ao público comum, destinado, principalmente, a auxiliar pessoas com dificuldades de locomoção. Como até chutar bola de futebol ele é capaz, vai que dia desses um ASIMO bate o pênalti na final da Copa do Mundo.

5. Moley

(Fonte: Reprodução/NE10)(Fonte: Reprodução/NE10)

O Moley é o primeiro robô chef, ou chef-robô, tanto faz. Depois de seis anos de longos testes, a empresa especializada em robótica Moley anunciou seu produto, um robô capaz de atuar em todas as etapas da produção de comida em uma cozinha.

Basicamente, é um dispositivo montado no teto, cujos braços são dotados de mãos, capazes de reproduzir os movimentos de chefs profissionais. E o Moley não está para brincadeira: ele é apto a reproduzir até 5000 receitas e se limpar sozinho. É o fim da briga para ver quem lava a pia. Ou não.

6. Aibo

Preparados para ter seus corações amolecidos? Pois eu garanto que isso vai ocorrer quando você conhecer o Aibo, um cão robô desenvolvido pela Sony que, entre outras coisas, espera por você atrás dá porta. Lançado em 2017, o Aibo é resultado de muitos anos investidos em protótipos similares.

Com muitos recursos e a aparência e comportamento semelhantes a de um cachorro doméstico, ele é capaz de receber atualizações para aprimorar seu comportamento. É, certamente, um robô muito sofisticado.

Disponível para compra, mas um pouco inviável para a realidade brasileira em virtude de seu alto custo, o Aibo pode até não substituir um pet tradicional, mas sempre levará a vantagem de não fazer xixi fora do lugar.

7. Snakebot

(Fonte: Reprodução/Steam Powered Kids)(Fonte: Reprodução/Steam Powered Kids)

"Olha a cobra! É mentira". A musiquinha de festa junina, hoje, só vale para o São João, porque a Universidade Carnegie Mellon desenvolveu um robô que é uma cobra, literalmente. Chamado de Snakebot, ele é considerado um dos dispositivos mais versáteis e eficazes já inventados.

Ele é de grande valia, já que é capaz de se mover, escalar e nadar em diferentes ambientes, sendo muito utilizado em exploração, missões de resgate e como ferramenta cirúrgica, já que consegue adentrar locais que seriam difíceis para humanos ou mesmo outros tipos de robôs.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: